scorecardresearch ghost pixel



Perigo à vista: Inmet emite ALERTA vermelho de chuvas severas hoje (13/09)

Após dias de tragédias causadas por chuvas intensas, parte do país segue tendo que lidar com as condições climáticas severas.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para esta quarta-feira (13), emitindo também um alerta vermelho devido as chuvas intensas em diversas áreas do Rio Grande do Sul. O aviso significa “grande perigo”, visto que os precipitados severos são consequência de um sistema de baixa pressão.

Veja também: Prepare o ventilador: calor NESTA região do Brasil pode ultrapassar os 40ºC

Dessa forma, os pontos em destaque, que irão receber os maiores volumes de chuva, são: centro, sul, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. O aviso vale para maior resto até meio-dia desta quarta. Assim, há grandes chances de “alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco”.

Além disso, um novo ciclone extratropical se desenvolverá entre esta quarta e quinta (14), se formando junto à costa do estado e se alinhando a passagem de uma nova frente fria. “Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar entre a faixa central, sul e oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros, com acumulados pontuais de 200 mm, até quinta-feira”, informou o Inmet.

Temperaturas caem na Região Sul

Na faixa norte e nordeste do estado, as chuvas previstas deverão ficar entre 80 e 100 mm. Nas demais áreas da região metropolitana de Porto Alegre, os volumes poderão ultrapassar os 100 mm, demandando maior atenção dos moradores locais. Na sexta-feira (15), a frente fria segue para Santa Catarina, Paraná e atingirá o sul de São Paulo.

Desse modo, o afastamento da condição abre espaço para o tempo seco no Rio Grande do Sul, causando madrugadas frias e tardes quentes. Já as temperaturas terão uma grande queda em toda região Sul entre quarta e quinta-feira, devido ao tempo nublado e também pela chuva. Por fim, uma massa de ar frio começará a atuar sobre a região entre quinta e sexta, aumentando as chances de geadas nos três estados sulistas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário