Perigo! Nunca misture ESTES 3 produtos de limpeza se você ama sua vida

Após três casos de intoxicação por mistura de produtos de limpeza, a Anvisa alertou para o perigo que tal atitude pode trazer.



Se você faz parte do time de pessoas que adoram fazer misturinhas de produtos de limpeza na hora de limpar a casa, é melhor ter atenção aos riscos que esse hábito pode trazer para sua saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o risco de não seguir as recomendações dos fabricantes de produtos de limpeza, após três casos de intoxicação de funcionários de hospitais devido a mistura indevida dos produtos.

Veja também: Infalível: técnica japonesa para limpeza de rejunte ganha a internet

Em todos os casos, os colaboradores foram intoxicados devido ao uso incorreto de produtos a base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%. Dessa forma, os trabalhadores tiveram dor de cabeça, vermelhidão na pele e lesões por coceira em todo o corpo. Além disso, foi registrado também ardência no nariz e irritação na pele e nos olhos.

“Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares”, explicou a Anvisa no comunicado divulgado.

Influencer de limpeza alerta sobre a mistura de produtos

Tiago Haka, de 36 anos, viralizou na internet após decidir fazer faxinas e postar dicas de limpeza na internet, após perder seu emprego de recepcionista durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, Haka conta com 51 mil seguidores somente no Instagram. De acordo com Tiago Haka, as pessoas devem ter cuidado ao utilizar os produtos de limpeza em suas casas.

“Eu viralizei há um ano dando dicas de limpeza e de produtos. Eu era recepcionista de hotel e também acabei pegando gosto pelo mercado da limpeza. […] Quero me especializar cada vez mais, estou indo para a Europa estudar inglês, mas também quero fazer especialização em limpeza para voltar com mais conhecimento ao Brasil”, afirmou o influencer.

Dessa forma, Haka aconselha que na hora de realizar a limpeza, a pessoa leia atentamente ao rótulo do produto que será utilizado e evite misturá-los. Isso devido ao alto risco de intoxicação, principalmente quando a mistura levar água sanitária. “Você deve ter na sua detergente e desengordurante, que conseguem ser muito eficazes na limpeza de casa, e ler os rótulos. É preciso entender que essa prática é melhor do que qualquer misturinha caseira e milagrosa”, concluiu o influenciador.




Voltar ao topo

Deixe um comentário