O programa “Pra Ter Onde Morar” abriu inscrições para os moradores dos municípios de Águas Lindas de Goiás, Itaberaí e Formosa. Com 6 mil unidades sendo construídas em 130 municípios, o programa oferta casas “a custo zero” para os cidadãos que se encaixem no perfil determinado. De acordo com o governo, serão 35 unidades ofertadas em Águas Lindas, 48 em Formosa e 50 em Itaberaí.
Veja também: É possível entrar para o Minha Casa Minha Vida com nome negativado?
Dessa forma, o programa é uma iniciativa do governo de Goiás em parceria com as prefeituras dos municípios, coordenação da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). No último mês, os moradores de Chapadão do Céu, São Miguel do Passa Quatro, Palmeiras de Goiás, Campos Lindos e Palmelo foram contemplados pela iniciativa.
Ao todo, foram 50 casas construídas e sorteadas em Palmeiras, 50 em São Miguel, 31 em Campo Limpo, 30 em Palmelo e 30 em Chapadão do Céu. De acordo com o Titular da Seinfra, Pedro Sales, há moradias em estado avançado de construção em outros municípios. “É uma alegria levar cidadania habitacional a tantas famílias. O governador Ronaldo Caiado acertou ao criar este programa que já está em 130 municípios, com 6 mil unidades em execução”, afirmou.
Como se cadastrar no programa?
As inscrições para o programa se iniciam amanhã (12) e seguem até o dia 26 de setembro, realizadas pelo site da Agehab ou nos pontos de apoio localizados nos municípios. Dentre os critérios para seleção dos candidatos está a necessidade das famílias possuírem até um salário mínimo, sem benefícios de programas habitacionais e inscritas no CadÚnico.
Contudo, será necessário comprovar que a família já mora há pelo menos três anos no município que está ofertando a casa gratuitamente. Além disso, após a inscrição, a família que se enquadre nos requisitos deverá entregar toda a documentação exigida pelo edital do sorteio. Somente após a entrega eles serão destinados para a fase de sorteio das residências.
De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o programa segue firme no propósito de beneficiar as famílias que precisam de locais para morar nas cidades no interior de Goiás. “A casa a custo zero do ‘Pra Ter Onde Morar’ atende aquela pessoa que não teria condições de pagar um financiamento. E esse atendimento é ainda mais emblemático porque foi iniciado primeiro no interior, historicamente relegado”, alegou Baldy.