scorecardresearch ghost pixel



Quer amar de novo? Ciência descobriu os 4 traços do parceiro ideal; procure já

Estudo mergulhou no mundo dos relacionamentos para identificar quais traços são universais quando se trata de competência romântica.



Já se pegou assistindo a um filme romântico e pensando: “Onde eu encontro alguém assim?”. Bem, Hollywood pode exagerar um pouco nas coisas, mas a ciência deu um passinho à frente na questão do que torna alguém um verdadeiro parceiro dos sonhos. Veja esses traços e comece a sua procura pelo amor.

Leia também: Prazo de validade? Estudo revela a ‘vida útil’ do amor verdadeiro

Esqueça os carros esportivos, as viagens exóticas ou os jantares à luz de velas em Paris. Parece que a real magia está em características bem mais sutis e duradouras.

Em um estudo conduzido pela Western Kentucky University e publicado na Journal of Research in Personality, pesquisadores mergulharam no mundo dos relacionamentos para identificar quais traços são universais, ao menos quando se trata de competência romântica. E os resultados? Bem, você pode querer tomar notas!

1. Olhar positivo (fator perceptivo)

Você é do tipo que vê o copo meio cheio? Se sim, parabéns! Uma abordagem otimista frente aos desafios da vida a dois mostrou-se essencial. Pessoas que não se estressam facilmente e mantêm um olhar positivo tendem a ser mais bem-sucedidas no amor, ou seja, nada de dramalhão por causa da tampa do vaso sanitário!

2. Estar presente e acessível (fator comportamental)

Sabe aquele amigo que está lá para você, faça chuva ou sol? Essa qualidade é ouro em uma relação! Ser acessível, presente e evitar comportamentos antissociais foi uma das chaves para um relacionamento saudável e duradouro.

3. Equilíbrio nos traços (fator interativo)

Não se trata de serem iguais, mas sim de estarem em sintonia. O equilíbrio entre otimismo, sociabilidade e acessibilidade no casal influencia positivamente a satisfação romântica. Afinal, é como uma dança: ambos precisam seguir o mesmo ritmo.

4. Semelhanças importam (correspondência sortida)

E não, não estamos falando só de gostos musicais. Ter níveis semelhantes de inteligência, atratividade, condição financeira e gentileza fortalece a estabilidade da relação. Quem diria que combinar em certos aspectos poderia ser a chave para a felicidade amorosa?

E um bônus: sabe aquela paixão avassaladora que parece o ingrediente essencial dos filmes? A pesquisa revela que, apesar de maravilhosa, ela tende a esfriar com o tempo. Mas não se preocupe! O verdadeiro tempero de um relacionamento duradouro parece estar nesses quatro pilares.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário