A eterna busca pela felicidade! Desde que nos entendemos por gente, perseguimos esse estado de espírito efêmero, que, por vezes, parece tão distante e, em outros momentos, tão palpável.
Leia mais: Ímãs sociais: 8 segredos das pessoas que atraem amigos sem forçar a barra
Mas o que seria esse sentimento que descreve nosso prazer por pessoas, situações, momentos e até objetos? Seria possível alcançar a tão desejada felicidade em apenas 365 dias? Bom, a ciência pode ter descoberto a fórmula!
O segredo está no engajamento social
Publicada em 2018 na revista Psychological Science, uma pesquisa intitulada “Esforçando-se com sucesso pela felicidade: atividades socialmente engajadas predizem aumentos na satisfação com a vida” nos oferece uma lupa sobre a complexidade da “satisfação com a vida”. Afinal, como podemos medir ou melhorar algo tão intangível e subjetivo?
E o que os pesquisadores encontraram foi fascinante: no centro da verdadeira felicidade, está o engajamento social. De uma amostra de 1.178 pessoas, mais da metade ressaltou a importância das interações humanas em suas estratégias para aumentar a satisfação com a vida.
Eles mencionaram ações como passar mais tempo com a família ou amigos e se dedicar a ajudar os outros. Em contraste, outras pessoas sugeriram soluções mais individuais ou estratégias relacionadas à política ou hábitos como “parar de fumar”.
E agora, a parte empolgante
Um ano depois, aqueles que apostaram no compromisso social, em sua maioria, reportaram um aumento significativo na satisfação com a vida. Por outro lado, aqueles que buscaram soluções não sociais perceberam pouca ou nenhuma mudança em seu bem-estar geral.
Julia M. Rohrer, psicóloga da Universidade de Leipzig e autora principal do estudo, declarou: “Nossos resultados demonstram que nem todas as buscas pela felicidade são igualmente bem-sucedidas e corroboram a grande importância das relações sociais para o bem-estar humano”.
Essa afirmação destaca a essência de nossa natureza social como seres humanos e a necessidade de estarmos conectados uns aos outros.
Então, se você está buscando uma resposta para a tão almejada felicidade, talvez seja hora de dar um passo atrás, olhar ao seu redor e investir em relações mais profundas e significativas. Seja com amigos, familiares ou mesmo com a comunidade em que vive. Deixe de lado as distrações do dia a dia e permita-se mergulhar em momentos de conexão.