O National Health System (NHS) – o equivalente ao SUS, na Inglaterra – desenvolveu uma estratégia um tanto quanto curiosa: embalagens de papel higiênico terão avisos sobre o risco do desenvolvimento de câncer. O mesmo pode acontecer com embalagens de calcinhas e cuecas também.
Leia mais: Este é o grande equívoco do papel higiênico que muita gente comete
O objetivo é incentivar as pessoas a fazerem mais exames preventivos. Desta forma, podem melhorar as taxas de diagnóstico precoce.
“Isso precisa ser resolvido com urgência”
Estima-se que aproximadamente 167 mil pessoas morrem de câncer todo ano. Cerca de 50% dos diagnósticos são de próstata, mama, intestino e pulmão, que poderiam ter sido diagnosticados antes.
Em entrevista ao jornal Daily Mail, o professor Mike Richards, ex-diretor de câncer do Departamento de Saúde e agora presidente do comitê nacional de triagem do Reino Unido, afirmou que o país tem um serviço de diagnóstico tardio. “Isso precisa ser resolvido com urgência”, pontuou.
Ainda sobre o assunto, um porta-voz da NHS disse que o sistema de saúde está sempre em busca de parceiros externos para aumentar a conscientização do diagnóstico precoce. E, principalmente, “ajudar a salvar vidas”.
Conscientização
As recentes campanhas do NHS parecem ter surtido algum resultado neste contexto. Ainda conforme o Mail, mais e mais pessoas têm procurado os serviços de saúde para serem examinadas e, em caso de diagnóstico positivo, começar o tratamento o mais rápido possível.
Em 2022, foram mais de 2,8 milhões de pessoas que receberam testes urgentes da doença e 328 mil começaram o tratamento. Destes, uma grande parte foi de diagnósticos no estágio inicial da doença.
E o papel higiênico?
As marcas Andrex e Marks & Spencer prometeram colocar informações sobre tipos de câncer em seus produtos. A primeira colocará advertências sobre a doença em suas embalagens de papel higiênico, principalmente sobre câncer de intestino.
A segunda colocará informações sobre o câncer de mama em mais de 2 mil provadores de roupas de suas lojas e também concordou em colocar informações sobre o câncer de intestino em suas embalagens de papel higiênico. Este movimento é inspirado na ativista Dame Deborah James, que faleceu em decorrência da doença no ano passado.