Pare e reflita: certos gastos podem estar sabotando seus planos de poupar dinheiro? Pois é! Muitos de nós nos esforçamos ao máximo para garantir um futuro financeiro sólido, mas há alguns impecilhos pelo caminho, não é mesmo?
Leia mais: Sempre no vermelho? Cuidado! 6 hábitos estão sabotando suas finanças
Acumular economias é uma tarefa árdua em uma sociedade onde muitos vivem com o que ganham mês a mês. Ainda assim, é essencial reservarmos dinheiro para emergências e para garantir nossa aposentadoria.
Entretanto, certos gastos podem passar despercebidos e comprometer todo esse esforço. E para ajudar você a identificar e controlar essas despesas, listamos aqui seis delas. Fique atento e saiba como retomar o controle do seu orçamento.
6 gastos que drenam suas economias silenciosamente
1. Contas de serviços públicos: usar dispositivos que consomem muita energia em casa pode ser prejudicial. Como apontou Nathan Brunner, CEO em Salário: “Recentemente revi meus gastos com serviços públicos e fiquei chocado ao descobrir que poderia economizar cerca de US$ 175 por ano fazendo alguns ajustes simples…”.
2. Uso excessivo de dados: Akash Karia, palestrante principal e coach de alto desempenho, alerta para o gasto com dados móveis, especialmente em aplicativos que consomem muitos dados. “Muitas vezes é esquecido, mas quando somado, acaba sendo uma quantia substancial e uma despesa significativa, especialmente se você não estiver monitorando seu uso,” diz.
3. Café e jantar fora: embora sejam prazerosos, esses gastos podem acumular rapidamente e impactar seu orçamento. “Mesmo um café diário ou uma entrega ocasional pode aumentar significativamente com o tempo,” explica Doug Carey, CFA, presidente da RiquezaTrace.
4. Juros sobre dívidas de cartão de crédito: Ryan Conte, vice-presidente assistente de serviços aos membros da BHCU, cooperativa de crédito do condado de Delaware, alerta sobre os perigos de pagar apenas o mínimo do cartão, acumulando juros. Ele explica que: “Cobranças de juros altos e multas por atraso podem inflar rapidamente sua dívida e eliminar qualquer esperança de economizar dinheiro.”
5. Taxas de atraso no pagamento: evite multas por atrasos planejando bem seus pagamentos. Doug Carey reforça que: “A falta de datas de vencimento das contas pode resultar em atrasos no pagamento, que podem ser evitados com um bom planejamento financeiro”
6. Estilo de vida: mesmo que tenha uma boa remuneração, gaste com sabedoria e pense sempre no futuro. “Se você conseguir um aumento ou um emprego novo e melhor, não saia correndo e gaste só porque pode”, disse Henry.