scorecardresearch ghost pixel



Se você usa um desses 8 sobrenomes, há sangue romano nas suas veias

Sabia que os sobrenomes romanos estão, ainda hoje, muito presentes no Brasil e podem indicar as origens da sua família? Dá uma olhada.



Ao assistir filmes sobre os romanos, é natural que a curiosidade sobre como eles viviam e como era a vida naquela época seja despertada. Você pode até mesmo ter parentes com sobrenomes de origem romana, sabia? Ou nunca percebeu? Confira quais são os sobrenomes romanos mais comuns no Brasil e veja se reconhece algum.

Leia mais: As aparências enganam: 6 sobrenomes populares com significados NADA óbvios

Atualmente, alguns sites conseguem relacionar pessoas com o mesmo sobrenome e a região em que vivem. O Brasil, como um país diversificado, recebeu influências culturais de diversos povos, incluindo os romanos, que deixaram a sua marca na cultura, costumes e nomes por aqui.

Sobrenomes romanos presentes no Brasil

Entre os nomes de família romanos mais conhecidos, podemos citar oito deles que não apenas permaneceram como sobrenomes como também foram adotados por muitas pessoas devido a essa forte influência.

Acosta: possivelmente uma homenagem ao imperador Augusto ou a uma figura influente com o mesmo nome. Tem um significado misterioso.

Costa: este é o sobrenome mais popular de origem romana no Brasil e faz referência a regiões montanhosas.

Bianchi: muito popular na Itália, tornou-se comum no Brasil durante o processo de miscigenação. Refere-se à cor branca.

Sposito: comum em algumas regiões do sul do Brasil, esse sobrenome descreve crianças que não são reconhecidas pelos pais.

Fontana: refere-se a pessoas nascidas em regiões com muitas fontes de água.

Marco: na antiguidade, Marco representava alguém protegido por Marte, o deus da guerra. O nome sofreu variações ao longo das influências culturais.

Rossi: este sobrenome descreve pessoas ruivas, visto que faz referência à cor vermelha do cabelo.

Homero: refere-se a peregrinos religiosos que desempenharam um papel importante na história.

Os sobrenomes têm origens diversificadas, mas muitas vezes estão relacionados aos romanos, com raízes na Roma antiga. Normalmente, os nomes de família têm uma longa história e estão ligados a elementos geográficos, ocupações, características físicas ou outros aspectos que eram significativos durante a era romana.

É importante perceber também que eles foram repassados ao longo dos séculos e, durante esse processo, sofreram algumas mudanças. Dependendo das línguas e culturas, há pequenas alterações na forma de escrita e pronúncia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário