scorecardresearch ghost pixel



Tem mais de 60? Com a Carteira do Idoso, você tem acesso a ESTES benefícios

Procedimento simples requer cadastro ativo no Cadastro Único do Governo Federal. Confira!



É provável que boa parte dos idosos brasileiros esteja deixando de aproveitar uma série de recursos simplesmente por não conhecê-los. Não é novidade que a população pode contar com diversos benefícios sociais e, é claro, os idosos estão incluídos no grupo dos contemplados. Saiba como obter a carteira e o que ela pode fazer por você.

Leia mais: Tenha uma vaga fixa: se já fez 60 anos, emita seu cartão de estacionamento

Em resumo, para quem tem mais de 60, é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, que é voltada para aqueles que especificamente têm uma renda de até dois salários mínimos. Com a carteira, o beneficiário garante direito de acesso ao transporte interestadual, que inclui duas vagas gratuitas por veículo ou então um desconto de 50% no preço das passagens. Confira mais detalhes a seguir!

Como obter a carteira?

Na prática, nem é necessário obter a carteira para acessar os benefícios. Para isso, basta comprovar a renda apresentando um comprovante e um documento de identificação; contudo, vale mencionar que, embora o item não seja obrigatório, aproveitar os benefícios com certeza fica mais fácil ao ter o documento em mãos.

O primeiro passo para solicitá-la é fazer parte do Cadastro Único do Governo Federal, já que ele funciona como um banco de dados que permite que o governo tenha mais informações sobre as famílias em situação de pobreza.

Assim, são implementadas mais políticas públicas visando ajudar esse grupo.

Quem tem o cadastro ativo pode ter acesso a vários benefícios, desde que atenda os requisitos solicitados. Quem não está no Cadastro Único também pode obter a carteira diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), apenas indo à unidade mais próxima.

Tanto no processo de pedido online quanto presencial, o interessado deverá apresentar o Número de Inscrição Social (NIS). Quem realizar o procedimento no CRAS receberá esse número em até 45 dias.

Vale destacar que o serviço é oferecido sem custos. Para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de informações adicionais, o Ministério da Cidadania disponibiliza os seguintes meios de contato: é possível ligar para o número 121 (das 7h às 19h, no horário de Brasília) ou enviar uma solicitação por meio deste endereço: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f.




Voltar ao topo

Deixe um comentário