Terror dos borracheiros! Pneu que não fura da Michelin chega em 2023

Com o Michelin Uptis, os motoristas não precisam mais se preocupar em calibrar, regular e até mesmo trocar os pneus. Entenda como funciona!



Se você ainda não foi surpreendido por um pneu furado, com certeza essa situação irá acontecer com você em sua vida como motorista. Pensando em solucionar esse problema e livrar os motoristas desta dor de cabeça, a Michelin foi a primeira a desenvolver um pneu que não fura. O Michelin Uptis foi apresentado em 2019, chegando aos olhos do público pelo protótipo do modelo no evento Movin’On.

Veja também: Ninguém sabe responder! Qual é o prazo de validade dos pneus do carro?

Dessa forma, o novo invento da Michelin trata-se de um pneu que não precisa ser enchido com ar para funcionar. Sua estrutura interna se assemelha a uma “trama”, produzida com materiais inovadores e resistentes. Com isso, os proprietários dos veículos não precisam se preocupar com as manutenções regulares de pressão de ar e muito menos calibrar o pneu antes de pegar a estrada.

O novo modelo foi desenvolvido pela Michelin pensando principalmente nos veículos de transporte de turismo e condução autônoma, visto que ele não fura e nem rasga. Além disso, o pneu possui resistência suficiente para aguentar impactos nas estradas, como buracos, objetos e pedras.

Foto: Divulgação/Michelin

Michelin de olho na sustentabilidade

Além de trazer maior segurança contra as possíveis avarias e furos nas viagens, o Michelin Uptis conta com um alto nível de sustentabilidade. Por não precisar ser constantemente trocado, o modelo gera uma redução drástica de produção de sucata, visto que o item geralmente não é reutilizado. Assim, há uma menor necessidade de substituição do pneu e uma consequente redução na produção de resíduos.

Ainda no quesito sustentável, o pneu já é entregue conectado à roda do veículo. Isso porque o conjunto é impresso em 3D por meio de matérias-primas renováveis, de origem biológica. Assim, a estrutura é formada por meio de uma combinação de caucho e alumínio na roda, e de um plástico reforçado com fibra de vidro para o pneu.

Por fim, o projeto de implementação do novo pneu em larga escala é para o final de 2023. O intuito da fábrica é de que ele seja instalado diretamente na fábrica, como no caso da Chevrolet com o Bolt na Alemanha. O pneu que não fura já passou por testes em alguns veículos na Alemanha, desde veículos de entrega até carros policiais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário