scorecardresearch ghost pixel



Usar papel higiênico faz mal? ESTA é a melhor maneira de se limpar

Assunto virou polêmica nas redes sociais após comentário em podcast com apresentadora da Globo.



A grande maioria dos brasileiros – ou talvez das pessoas em outros lugares do mundo também – é usar papel higiênico para se limpar após fazer o famoso “número 2”. Com toda certeza, você, do outro lado da tela, é adepto desta técnica.

Leia mais: Não estão lá de enfeite: para que servem os desenhos do papel higiênico?

Mas acontece que nem todo mundo faz isso e, inclusive, a técnica não é tão bem vista assim pelos profissionais de saúde. Não sabia? Pois agora você está sabendo!

O assunto tomou conta de alguns cantos da internet nos últimos dias após a apresentadora e ex-BBB Ana Clara, da Rede Globo, afirmar que não usa papel higiênico para se limpar depois de evacuar. Ela revelou em um podcast que utiliza a ducha higiênica.

Mais e mais pessoas deram seus dois palitos de opinião depois que o influenciador Felipe Neto comentou: “Gente, mas alguém ainda usa papel higiênico depois de fazer cocô?”. Sim, Felipe. Ainda tem.

Espera um pouco: então, é errado usar papel higiênico para se limpar?

Exatamente, caro leitor! E quem diz isso é o coloproctologista do Fleury Medicina e Saúde, Isaac José Felippe Corrêa Neto. Em entrevista ao jornal Estadão, ele defendeu o posicionamento dos dois famosos: o ideal mesmo é usar sabonete e água corrente para lavar o ânus depois de “obrar”.

Mas, com parcimônia.

“Embora a higiene anal com ducha higiênica, bidê ou mesmo o chuveiro, seja a mais adequada, deve ser lembrado que a busca excessiva por um ânus ‘estéril’ deve ser desencorajada, pois a fricção em demasia dessa região também pode causar coceira e dermatite com escoriações”, disse ele à reportagem.

Outro médico ouvido pela reportagem, o coloproctologista e cirurgião do Hospital Samaritano Ipanema, Ricardo Lima, foi além. Para o profissional, a duchinha é essencial, mas o sabonete é dispensável. “[Só a água] é suficiente para uma limpeza efetiva e sem efeitos colaterais”, pontuou.

Métodos alternativos

Os médicos também afirmaram que uma outra opção para se limpar depois do “número 2” é usar lenços umedecidos. Afinal, nem todo lugar tem uma ducha higiênica ao nosso dispor. Todavia, deve-se evitar o produto quando ele é cheio de compostos químicos.

Além disso, é muito importante secar o ânus depois de limpá-los com os lenços. E, claro, ao chegar em casa tomar um bom banho!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário