scorecardresearch ghost pixel



Vai ficar no passado: afinal, por que todos desativaram o modo escuro do celular?

Você já fez o teste? Se ainda não, esse pode ser o momento de descobrir qual dos dois modelos oferece mais vantagens à sua visão.



O modo escuro, também conhecido como modo noturno, é uma opção de tema criada com o propósito de proporcionar mais conforto ao usar dispositivos eletrônicos, principalmente durante a noite ou em ambientes com pouca iluminação. Apesar de suas vantagens, alguns estudos indicam que o modo pode não ser a melhor escolha para todos, que então preferem o modo claro. Entenda por quê.

Leia mais: Bom para os olhos, ruim para a mente: modo escuro pode abalar a produtividade

Inicialmente, muitas pessoas começaram a usar o fundo escuro com texto claro como uma forma de reduzir o contraste entre a tela e o ambiente. Acreditava-se que isso ajudaria a diminuir o cansaço visual, a fadiga e o desconforto ao usar dispositivos eletrônicos por longos períodos, mas essa regra não vale para todos!

Modo escuro x modo claro

Além dessas vantagens, ainda há a economia de energia, que traz a possibilidade de preservar a carga. Essa é uma das vantagens do modo escuro. A redução da emissão de luz azul também é considerada um fator positivo que poderia melhorar a qualidade do sono, especialmente para aqueles que utilizam telas antes de dormir.

Alguns pontos positivos do modo escuro não são vistos da mesma forma por todas as pessoas.

Para alguns, ele pode não ser a melhor escolha, então dão preferência ao claro e desativam a função que antes parecia ser a melhor de todas. Quem está voltando para o modo claro alega que encontrou mais dificuldade na leitura devido à redução do contraste e à diminuição da nitidez. Em vez de facilitar e reduzir a fadiga visual, isso aumentou o desconforto, o que acaba prejudicando a tensão ocular.

Portanto, mesmo que o modo escuro tenha alguns benefícios, como a redução do cansaço visual e a economia de bateria do seu celular, é importante considerar a sua própria experiência e, se necessário, desativar essa função, escolhendo a opção que oferece mais conforto em ambientes com pouca ou muita luz.

Na dúvida, faça testes para saber qual é a melhor escolha para você.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário