scorecardresearch ghost pixel



Visando o futuro, FAMOSA montadora encerrará sua produção de carros a diesel

Em 2024, a marca lançará último modelo movido a diesel e caminhará para a produção total de carros elétricos. Entenda.



Os consumidores que pretendem comprar um carro a diesel da montadora Volvo nos próximos anos já podem repensar a ideia. Isso, porque, de acordo com as declarações da companhia, repassadas para o Climate Week NYC, a fabricante sueca deverá lançar o seu último modelo do tipo em 2024. Inclusive, a empresa afirmou que, pelo menos até 2030, passará a trabalhar totalmente com automóveis elétricos.

Leia mais: Gasta mais gasolina? 10 mitos e verdades que te contam sobre o ar-condicionado do carro

O diretor de tecnologia da empresa, Henrick Green, disse que os carros com motor de combustão interna não terão futuro. Os veículos ICE e os híbridos vão ser excluídos gradualmente, segundo o portal Electrek. Sites especializados apontam que a montadora é uma das primeiras a assumir a ideia de fabricar apenas carros elétricos.

O CEO da empresa, Jim Rowan, também destacou que, basicamente, o futuro será dos motores elétricos para eles. O executivo defende que o componente em questão é superior aos motores de combustão, devido a uma série de fatores, desde o apresentar menos ruído e vibração até deixar a manutenção mais em conta.

A transição já pode ser notada nas vendas.

Em 2019, a Volvo vendeu a maioria dos seus modelos movidos a diesel, mas em 2022, esses carros representaram apenas 8,9% das vendas, o que está dando lugar aos carros elétricos ou híbridos, que agora predominaram.

É provável que a decisão tenha sido favorecida por fatores diversos, como preferência dos clientes, emissões que receberam regulamentações mais rígidas e, claro, a tecnologia avançada dos elétricos.

Conforme destacou o portal Olhar Digital, a escolha da marca evidencia a velocidade com a qual a indústria automobilística está passando por essas mudanças e como as preferências dos consumidores estão evoluindo, ao mesmo tempo, em que se ressalta um compromisso com o meio ambiente.

Conforme mostram as pesquisas, o Brasil caminhará para um futuro promissor com os carros elétricos. Segundo as projeções sobre Eletrificação Veicular, realizadas pela PwC Brasil, as vendas desses modelos vão começar a ganhar destaque a partir de 2027. No primeiro trimestre do ano, as vendas dos eletrificados só cresceram.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário