scorecardresearch ghost pixel



Você limpa as folhas das plantas? Se não, é melhor começar a fazer isso

Até parece estranho pensar em higienizar a superfície das plantas, mas acredite, as plantas precisam desse tipo de cuidado. Confira algumas dicas e curiosidades.



As plantas que passam a maior parte do tempo em um ambiente interno, acaba acumulando bastante poeira. Nesse sentido, é essencial limpar as folhas frequentemente, visando manter o seu desenvolvimento mais estável.

Veja também: Estação das flores: 7 espécies de plantas que gritam ‘PRIMAVERA’

Sendo assim, todas as espécies precisam de manutenção quando se trata de eliminar partículas presentes nas extremidades. Logo, caules, folhagens e outras estruturas devem ser limpas pelo menos duas vezes por semana.

O que você precisa saber antes de limpar as folhas das plantas

1. Comece escolhendo o material adequado

Primeiramente, as plantas mais resistentes podem ser higienizadas com um pano de algodão 100%. Esse material orgânico não libera substâncias e a maciez garante o toque suave, principalmente em folhas delicadas. Contudo, há arbustos e vegetais resistentes que recebem água diretamente, desde que não encharque a terra.

2. Verifique se a espécie apresenta toxicidade

Lírio-do-vale, zamioculca e comigo-ninguém-pode são exemplos de vegetações potencialmente tóxicas. Visto que existe o risco de intoxicação, coloque luvas e óculos de proteção, evitando reações alérgicas durante o processo.

3. Não use produtos de limpeza nas plantas

Embora seja um método de higienização, não implica o uso de fertilizantes ou qualquer pesticida. Ou seja, muito menos sabão e itens considerados limpantes, que entopem os poros das folhas das plantas, ao limpar. Portanto, concentre-se em um tecido orgânico e úmido, o suficiente para ter um bom resultado.

4. Atente-se à presença de bactérias e fungos

Ao cuidar do vaso, observe se há fungos ou pequenos insetos que drenam nutrientes importantes. Lembre-se que a identificação precoce da infestação de pragas, é capaz de salvar as raízes da morte, garantindo o replantio.

5. Tente imitar as condições naturais do solo

Muitas pessoas acabam perdendo uma planta porque não oferecem um solo de boa composição, regas adequadas e adubo. Dito isso, pesquise o clima e necessidades específicas, associando as informações à rotina de cuidados. Por fim, o excesso e a falta de luz também prejudicam o crescimento, aumentando a mortalidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário