Durante o verão e até em outras épocas do ano, quem passa longas temporadas em cidades com praia ou vive lá, tem inúmeras vantagens. Afinal, trata-se de uma região litorânea, que apresenta o melhor da natureza a qualquer momento.
Veja também: Buenos Aires por R$ 2.500: 10 cidades baratas para viver como nômade digital
Portanto, curtir o pôr do sol e a brisa leve em meio a imensidão azul, realmente interfere na disposição. Nesse caso, a Universidade de Exeter confirmou em um estudo que os habitantes de áreas do litoral costumam ser mais felizes.
Vida na praia? Descubra as cidades brasileiras mais indicadas
1. Florianópolis – Santa Catarina
A capital Florianópolis é um paraíso de ilhas e praias, onde você pode desfrutar de paisagens deslumbrantes. Além disso, a cidade oferece uma rica cultura local, esportes aquáticos emocionantes e uma cena gastronômica diversificada. Dito isso, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da querida ‘’Floripa’’ é de 0.847.
2. Vitória – Espírito Santo
Vitória encanta com suas praias de águas cristalinas e um estilo de vida bem menos agitado. Quanto à praia, os festivais culturais atraem turistas, associados a museus, teatros e uma culinária local deliciosa. Logo, um refúgio sustentável perto de encostas entrega um IDH de 0.845, devido à segurança e bem-estar.
3. Balneário Camboriú – Santa Catarina
Muitas pessoas sonham em alugar ou comprar um apartamento em Balneário Camboriú. Diante do sucesso imobiliário, trata-se de um dos metros quadrados mais valiosos do Brasil. Esse destino de Santa Catarina tem centros urbanos movimentados, vias de fácil acesso às ilhas e um IDH de 0.845.
4. Santos – São Paulo
O local que recebeu um dos primeiros portos do país, o município de Santos, recebeu muitos investimentos. Sendo assim, também reúne transporte de qualidade, frutos-do-mar frescos e oportunidades de trabalho. Não é à toa que o responsável pelo Jardim da Orla tem uma nota de 0.840, no IDH.
5. Niterói – Rio de Janeiro
Por último, o Rio de Janeiro tem cidades que se destacam pelas casas na praia, principalmente na Baía de Guanabara. Visto que no local há o Museu de Arte Contemporânea e outras atrações culturais, o ambiente transmite modernidade. Dessa forma, o IDH de 0.837 é justificado pela intensidade das experiências.