6 códigos secretos dos motoristas de apps que passageiros nem sonham

Os gestos secretos utilizados por motoristas da Uber e outras empresas de corrida por aplicativo despertam a curiosidade dos passageiros. Confira!



No Brasil, a criatividade se revela mesmo no trânsito, a partir dos serviços que colocam motoristas à disposição nas plataformas. Desse modo, existem gestos que chamam a atenção e facilitam a interação entre os colaboradores em serviço.

Veja também: Não quis ligar o ar: motorista da Uber X e outras categorias podem se negar?

Sendo assim, se você ainda fica se perguntando sobre os sinais feitos pelos profissionais, chegou a hora de descobrir! Afinal, é possível identificar certos imprevistos ao ver dois trabalhadores interagindo enquanto estão no volante.

Veja os principais gestos feitos por motoristas de aplicativo

1. Mudar a cor do painel

Em primeiro lugar, muitos motoristas de aplicativo utilizam a mudança na cor do painel do carro, informando a disponibilidade. Além disso, essa técnica é útil para auxiliar na identificação do veículo pelo passageiro no momento do embarque.

2. Gesticular com as mãos

Devido a situações de tráfego intenso ou quando as palavras podem não ser ouvidas claramente, o sinal manual substitui a linguagem verbal. Esse mecanismo indica mudanças de direção, paradas ou agradecimento aos outros condutores.

3. Acender os faróis

A ideia de acender os faróis, especialmente durante a noite, é um gesto comum de comunicação entre motoristas. Logo, sinaliza a chegada ao cliente e dos carros que se aproximam do local, reduzindo o risco de acidentes por desatenção.

4. Buzinar várias vezes

Outra garantia que o usuário do app vai notar a presença do automóvel é a buzina, principalmente pessoas com deficiência visual. Portanto, a repetição de uma, duas ou três efeitos sonoros também demonstram avisos distintos. No entanto, vale ressaltar que no território brasileiro os significados costumam variar.

5. Rádios ou grupos no WhatsApp

Atualmente, os taxistas usam bastante o rádio, porém, o WhatsApp se mostra eficiente. Visto que o motorista permanece ao lado do smartphone, um colega pode solicitar que ele olhe algum grupo nas redes, que reúne alertas de trânsito.

Por fim, ao observar os motoristas interagindo e comandos difíceis de serem identificados, lembre-se que essa comunidade desenvolveu códigos próprios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário