6 coisas que nunca deveriam ser limpas com papel toalha, mas todo mundo faz

O papel toalha é um material que começou a ser usado na cozinha, mas não é recomendado usá-lo para limpar determinados itens. Entenda os riscos.



Em relação à origem do papel toalha existem diversas versões, atribuídas ao império chinês no século XIV e aos Estados Unidos, em 1857. Desse modo, o norte-americano Joseph Gayetty criou uma das primeiras linhas comerciais.

Veja também: Vinagre, limão e bicarbonato: 4 misturas PODEROSAS ajudam na limpeza

Sendo assim, independente do criador, trata-se de uma tecnologia que se expandiu e até hoje continua popular. Afinal, acabou se tornando um item de primeira necessidade no ambiente doméstico, ao ajudar na limpeza da rotina.

6 itens que jamais devem ser higienizados com papel toalha

1. Celular e outros eletrônicos

Em primeiro lugar, o celular e demais eletroeletrônicos são aparelhos que precisam de cuidados especiais. Contudo, um erro comum é usar papel toalha ao remover a sujeira das telas de smartphones, celulares e computadores. Nesse caso, as fibras de celulose provocam arranhões e deixam resíduos, então use panos de microfibra.

2. Tapetes manchados

Quanto aos tapetes, são itens que conferem charme e conforto, mas também ficam absorvendo manchas rapidamente. Entretanto, toalhas descartáveis e lenços umedecidos não facilitam a tarefa. Pelo contrário, ajudam a espalhar sujidades e até danificar as fibras, além de não substituir uma escova ou pano de algodão.

3. Objetos de vidro

Visto que os objetos de vidro são delicados e qualquer pressão a partir de um item pontiagudo gera marcas, não recorra ao papel toalha. Portanto, adquira um produto específico ao diluir a sujeira e um tecido macio, como flanelas.

4. Óculos e acessórios

Em seguida, é preciso mencionar que os óculos e certos acessórios compostos de acrílicos costumam ser frágeis. Dito isso, papéis ásperos realmente não são indicados, ao impactar a aparência e funcionalidade dos produtos.

5. Móveis envernizados

Os móveis envernizados são feitos de madeira que foi revestida com uma camada de verniz. Logo, o papel toalha, por ser abrasivo, danifica o revestimento, comprometendo a estética da mobília. Ou seja, novamente a flanela se mostra a melhor alternativa, associada a um bom limpador multiuso.

6. Roupas e tecidos em geral

Por último, os fiapos do papel se acumulam em peças de roupa, principalmente lã e tecidos escuros. Por esse motivo, recomenda-se o uso da escovinha e soluções que precisam ser aplicadas no local da mancha antes da lavagem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário