Atenção! Muito cuidado ao sair e passar do ponto na bebedeira! Ao que tudo indica, os estabelecimentos comerciais estão se cansando daqueles clientes que não sabem respeitar os limites e se excedem no consumo de álcool. Prova disso é que um restaurante em Oakland, nos Estados Unidos, tomou uma atitude drástica e optou por cobrar uma taxa extra do cliente que não se controlar e beber além do esperado.
Leia mais: Álcool e medicamentos! 3 combinações perigosas que podem ser FATAIS
O restaurante em questão é o Kitchen Story, de inspiração asiática. A casa é conhecida por servir brunchs acompanhados de mimosa, uma bebida feita a partir de suco de laranja e espumante. Contudo, agora quem exagerar no coquetel levará uma espécie de multa.
Regra é clara: sujou, pagou!
É nesse sentido que o Kitchen Story publicou uma placa com o seguinte alerta: “Caros amantes da mimosa, por favor, bebam com responsabilidade de conheçam seus limites. Uma taxa de limpeza de US$ 50 (ou seja, R$ 250 na cotação atual) será incluída automaticamente em sua conta quando você vomitar em nossas áreas públicas. Muito obrigado pela compreensão”.
A medida fez tanto sucesso que um dos donos do empreendimento, Steven Choi, deu entrevista ao SF Gate. Na ocasião, explicou que a medida, além de ajudar na limpeza, tem papel social. Isso porque ela faz com que os clientes sejam mais solidários e pensem nas outras pessoas que estão no local ao não sujarem o espaço público.
Por fim, a medida educativa parece estar surtindo efeito. Pelo menos é o que defendem os proprietários. Isso porque eles relataram que os clientes passavam mal com frequência antes da medida e, agora, estão mais cuidadosos e conscientes, nem que seja com o intuito de fugir da taxa extra.
Desde então, o estabelecimento não precisou aplicar a multa em nenhum cliente.