scorecardresearch ghost pixel



Mito ou verdade: misturar bebida alcoólica faz mal e dá ressaca?

Tem quem acredite que misturar bebida faz muito mal para o organismo, mas antes de alimentar o mito, é importante entender os fatores que causam a ressaca.



Se você curte uma boa balada e não abre mão de misturar algumas bebidas alcóolicas deliciosas, já deve ter ficado em dúvida: será que unir a bebida destilada e a fermentada faz mal para a saúde? Tem quem afirme que sim, mas outros dizem não notar nenhuma diferença no dia seguinte. Saiba de vez se este é um mito ou uma verdade.

Leia mais: Terras de ‘beberrões’: 3 países onde a bebida alcóolica faz muito sucesso

A resposta vem de youtubers da área da ciência, depois de muitas comemorações na reta final de 2022. Qual será o resultado dos experimentos que fizeram? O “teste” foi feito pelos responsáveis do canal “Nunca vi 1 cientista”.

Misturar bebida faz mal?

Eles testaram várias combinações, como vinho e cerveja, cachaça, vodka e muitas outras. É preciso considerar que o teor alcóolico das bebidas é diferente. Por exemplo: do vinho, é 12%; dos destilados, 40%; da cerveja, apenas 5%.

Se a sua dúvida é a possibilidade de se sentir mal porque misturou bebidas, saiba que a verdade é que… não! Isso não fará qualquer diferença. A questão não está na mistura das bebidas, mas sim na quantidade de álcool ingerida.

Isso porque quem está acostumado a tomar quatro latinhas de cerveja tende a ficar muito mais bêbado e passar mal se ingerir a mesma quantidade de algo destilado. O teor alcóolico é muito maior, provocando uma resposta diferente do organismo. É por esta razão que muitas pessoas acreditam que ficaram mais bêbadas pelo fato de beberem mais de um tipo de drink em uma mesma ocasião.

Mas a verdade é que a quantidade que causa consequências.

Outro ponto importante a ser considerado é a velocidade em que a bebida é ingerida. Algumas são mais apreciadas, como é o caso do vinho e de alguns destilados, enquanto a cerveja é consumida mais rapidamente. Especialmente porque há quem não suporte a ideia de bebê-la em uma temperatura abaixo da ideal.

A qualidade da bebida é outro fator que pode causar mais ressaca. Aquelas que são mais baratas e muitas vezes com mais impureza tendem a deixar o organismo pior, provocando a ressaca, dores de cabeça, diarreia e outros sintomas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário