O chocolate é um dos principais doces mais consumidos em todo o mundo. É o principal subproduto do cacau. Se você faz parte do fã-clube desse produto, com certeza já notou as diferenças que os chocolates de supermercado têm apresentado nos últimos anos. No paladar de alguns clientes, o gosto dos doces ao leite não é mais o mesmo. Por outro lado, o preço aumentou e, além disso, a quantidade por embalagem diminuiu!
Leia mais: Finalmente! Ciência decifra o mistério por trás do vício em chocolate
Para determinar quais chocolates industrializados ainda valem o gasto, o Estadão reuniu um time de especialistas para testar nove marcas nacionais e importadas do tipo ao leite. Ao final, o time tinha a missão de escolher as três melhores marcas.
A equipe foi formada por Gislaine Gallete, chocolateira e sócia da Gallete Chocolates; Bertrand Busquet, consultor técnico da Barry Callebaut no Brasil; Arnor Porto, chef pâtissier e professor da Chocolate Academy; e Patricia Landmann, gerente de marketing da Chocolat du Jour. As amostras foram entregues às cegas. Os especialistas tiveram que escolher dois produtos internacionais e um brasileiro para o pódio.
Três chocolates ao leite que valem a pena em 2023
O primeiro lugar da lista foi conquistado pela Lindt.
Com um sabor equilibrado, aspecto brilhante e intenso aroma de baunilha, o chocolate suíço conquistou o paladar dos jurados. Em sua composição, é possível encontrar massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó integral, leite em pó desnatado, açúcar, extrato de malte e emulsificante de lecitina de soja.
O segundo lugar ficou com o Danke, com a sua fórmula que conta com 35% de teor de cacau e uma textura inigualável. Mesmo tendo um leve amargor em seu sabor, o chocolate não perdeu pontos para os jurados. Sua formulação é feita com emulsificante lecitina de soja, manteiga de cacau, açúcar, massa de cacau, leite desnatado em pó, leite integral em pó e aromatizante.
Por fim, o terceiro lugar ficou com o famoso Milka. Com notas de caramelo, equilibrado no dulçor e consistência macia, a marca não ficou com o primeiro lugar por não ter um sabor aparente de cacau. A sua composição é de massa de cacau, emulsionante, aromatizante de cacau, açúcar, leite em pó desnatado, massa de avelã e soro de leite.