As cores são elementos visuais que podem transmitir diferentes sensações, emoções e mensagens. Sendo assim, elas influenciam o humor, a personalidade e o comportamento das pessoas, além de refletir certos valores coletivos.
Veja também: Poder divino: ESTE é o salmo para pedir bem-estar e prosperidade na vida
Nesse sentido, assumem um significado simbólico, dependendo do contexto em que são usadas. Portanto, é importante saber escolher a cor adequada conforme as expectativas, seja na decoração ou na composição de peças de roupa.
Este é significado das cores mais prósperas
Azul
A princípio, o azul é a cor do céu e do mar, que remete à tranquilidade e um dia calmo de verão. Desse modo, transmite serenidade e paz, ao estimular a criatividade e a comunicação, presente em diversos cenários. Por exemplo, ambientes de trabalho, estudo ou relaxamento, pois favorece a concentração.
Amarelo
Quanto ao amarelo, trata-se de um tom que representa a luz e a energia vibrante, lembrando o sol. Dito isso, confere alegria dos tons opacos aos mais iluminados, ao proporcionar calor e um clima aconchegante que atrai oportunidade. Ou seja, é para espaços de lazer, diversão ou negócios, dado que significa motivação.
Vermelho
Em seguida, o vermelho é a cor do fogo e do sangue, que remete à paixão intensa e um espírito corajoso. Logo, expressa a força necessária ligada ao poder de decisão, ao criar um sinal de alerta. Por esse motivo, se aplica a situações de romance, aventura ou desafio, por estimular o envolvimento, a ousadia e a superação.
Verde
Antes de tudo, o verde é a cor da natureza e da vida, frequentemente associada à esperança. Por outro lado, também contempla o meio ambiente e aspectos ligados ao equilíbrio. Afinal, combina com lugares de meditação ou jardinagem, que replicam características do meio ambiente, trazendo harmonia.
Roxo
Por último, o roxo é a cor da mistura entre o azul e o vermelho, que remete à espiritualidade. Visto que abrange uma das cores que carrega um significado distinto, produz uma atmosfera de magia e sensibilidade. Dessa maneira, continua em evidência em locais de arte, cultura e religião.