scorecardresearch ghost pixel



Adeus, sufoco: truque te leva à escolha perfeita do pneu para o seu carro

Para fazer uma boa escolha ao comprar um pneu, é importante ver as informações apresentadas na lateral dos próprios pneus, sabia? Entenda.



Na hora de comprar um pneu novo, até os motoristas mais experientes podem ficar na dúvida. A escolha da melhor opção para o seu carro é importante, afinal de contas, o componente é um dos responsáveis mais imprescindíveis para garantir ao veículo a capacidade de circular pelas estradas com segurança.

Leia mais: Inimigas? Não, irmãs: marcas são da mesma empresa, mas você não sabia

Essa escolha não impacta somente na segurança mas também podem influenciar na economia e desempenho do seu carro. Com isso, saiba que uma das melhoras formas de te proporcionar boas escolhas é sempre checar as informações que o próprio pneu fornece na sua lateral.

Ali, o item costuma apresentar uma série de dados, desde as medidas, índice de carga até orientações de montagem, que ajudam o motorista a comprar o produto e realizar uma boa escolha. Vale entender como interpretar esses dados do modo correto para não ficar ainda mais confuso durante as compras. Confira a seguir!

Laterais do pneu informam dados importantes

A Dunlop, marca de pneus destaque em sua área, forneceu dicas de como entender as especificações contidas nos próprios pneus. Mas antes de começar, é importante ficar atento a essas orientações gerais: a primeira delas é ficar de olho nas recomendações do fabricante, caso use pneus dianteiros diferentes dos traseiros, ou seja, mesmo que eles sejam diferentes, é importante que atendam às mesmas medidas e outros fatores.

Aqueles que precisam substituir apenas um pneu devem ficar atentos para que esse seja igual ao outro par. Isso significa que não é indicado usar pneus diferentes no mesmo eixo.

Tendo esses aspectos em mente, agora chegou a hora de ler as informações nas laterais.

Nesta área, aparecem as medidas como “215/50 R17”, que evidenciam largura, proporção entre a altura e a largura e estrutura radial. Também há detalhes como índice de carga, isto é, o peso máximo suportado. Por exemplo: aqueles que apresentam carga 70 suportam o limite de 335 kg.

O pneu também mostra o símbolo de velocidade em letra. Por exemplo: o N indica velocidade máxima de 140 km/h, já o I, aponta que o máximo é de 300 km/h. Até mesmo a montagem correta é indicada, mostrando o sentido de rotação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário