scorecardresearch ghost pixel



Afinal, quanta eletricidade o carregador de celular consegue consumir sem uso?

Veja as duas maneiras mais simples de medir o consumo de energia dos carregadores que ficam conectados o tempo todo.



Na correria do dia a dia, é comum deixarmos os carregadores de celular plugados nas tomadas, mesmo quando os nossos dispositivos não estão conectados a eles. Embora o consumo de eletricidade de um único carregador pareça baixo, ele pode se acumular quando vários carregadores e dispositivos permanecem conectados o tempo todo.

Leia mais: Deixar carregador na tomada é perigoso? A verdade que muitos não aceitam

Aqui, apresentaremos duas maneiras simples de descobrir quanta energia o seu carregador de celular consome quando está plugado, mas sem uso. Com o resultado, você irá repensar os seus hábitos.

1. Tomada inteligente: controlando o consumo em tempo real

As tomadas inteligentes são dispositivos que oferecem controle sobre as tomadas elétricas por meio de seu smartphone ou assistentes de voz. Você pode conectar o carregador a uma dessas tomadas e monitorar o consumo de energia. Alguns modelos têm recursos de monitoramento de consumo que podem te ajudar a avaliar quanto de energia a sua ferramenta está consumindo quando o telefone não está conectado carregando.

É importante notar que o consumo de energia de um carregador sem uso é tão baixo que a maioria das tomadas inteligentes não consegue registrar essa quantidade; no entanto, esses dispositivos são mais úteis para controlar dispositivos que consomem mais energia quando estão em modo de espera, como televisões ou computadores.

2. Medidor de consumo elétrico: a precisão nas suas mãos

Uma alternativa é adquirir um medidor de consumo elétrico, facilmente encontrado em lojas online, como a Amazon. Esses dispositivos são conectados à tomada e permitem que você conecte o seu carregador a eles para medir o consumo de energia em tempo real.

Para descobrir o quanto de energia ele está consumindo enquanto está conectado, mas não está carregando o seu telefone, basta conectar o carregador ao medidor de consumo. Em seguida, você poderá visualizar a quantidade de energia que está sendo utilizada durante o período em que o carregador permanece conectado, mas sem estar em uso. Para obter uma estimativa mais precisa, é aconselhável consultar à tarifa de eletricidade e os preços das diferentes faixas horárias, já que a eletricidade é tarifada de maneira diferente ao longo do dia.

Avalie e economize eletricidade

Em grande parte dos casos, você descobrirá que o consumo de energia de um carregador de celular quando não está carregando é mínimo; no entanto, ao utilizar essas ferramentas, você também pode avaliar outros dispositivos eletrônicos que podem estar em modo de espera e, em conjunto, identificar oportunidades para economizar energia em sua casa.

Entender o consumo de energia dos seus carregadores é o primeiro passo para um uso mais consciente da eletricidade e para a redução de custos em sua conta de luz. Portanto, da próxima vez que você se perguntar sobre o impacto de manter o seu carregador plugado, saiba que a resposta está ao alcance das suas mãos, graças a essas ferramentas simples e eficazes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário