scorecardresearch ghost pixel



O que é capital especulativo?

É a operação que gera lucro em operações de compra e venda, por isso, não oferece ganhos à economia, já que seus lucros não são gerados mediante o trabalho ou a produção. Entenda como funciona o conceito e qual é a diferença para o capital produtivo.



O método utilizado buscando apenas a obtenção rápida de lucros recebe a denominação de capital especulativo. Como seus lucros não são gerados por meio do trabalho ou da produção, o método não oferece ganhos à economia.

Geralmente, a atividade especulativa gera lucro em operações de compra e venda. Dessa forma, moedas, commodities ou ativos financeiros, são exemplos daqueles que podem ser alvos dessas operações.

Assim sendo, o capital especulativo não passa pelo processo produtivo. O que quer dizer que ele não movimenta a economia como um todo. Logo, não geram empregos, não são destinados à compra de matérias-primas e equipamentos e não aumentam a oferta de produtos no mercado.

Capital especulativo: como funciona?

Como o nome já sugere, o capital especulativo se vale da especulação financeira. Esta, por suas vez, é definida como uma aposta na valorização de um ativo, o qual tem a finalidade de obter lucros acima de média em um curto espaço de tempo.

Assim sendo, o capital especulativo é aquele que é apostado no mercado. Portanto, que o possui, tem também informações, podendo ser privilegiadas ou não, que o fazem acreditar na valorização deste ou daquele papel bem ou título em um futuro próximo.

Crendo nisso, o investidor obtém o ativo e espera que ele seja valorizado. Assim que a valorização acontece, ele é colocado à venda. A diferença entre o preço de compra e venda equivale ao lucro. Contudo, o aumento do capita não possui nenhuma relação com o tipo de produção ou benfeitoria.

O sobe e desce na Bolsa da Valores e na cotação de câmbio acontece muito em virtude de notícias políticas, por exemplo. Fator que exemplifica a atuação do capital especulativo.

Diferença entre capital especulativo e produtivo

O capital especulativo, normalmente, se restringe às operações no mercado financeiro. O que não o materializa na economia real. O capital produtivo, por sua vez, cria valor mediante a transformação de insumos, incluindo a força de trabalho. Logo, o lucro do investidor sai desse lucro investidor.

A estabilidade é o aspecto principal que diferencia os dois tipos de capital.  Enquanto o capital especulativo busca retornos de curto prazo, o capital produtivo almeja aquele a longo prazo. Portanto, a economia que baseia na entrada de capital especulativo fica mais  exposta às crises.

Isso se dá pelo fato de o capital especulativo ser instável. Em decorrência disso e fluxos internacionais rápidos, ele pode deixar um país em massa com a mesma velocidade com que entrou.

Em contrapartida, o capital produtivo está preservado em investimentos como plantações, fábricas ou outros tipos de empresas. Este fator faz com que tenha menos mobilidade. Portanto, caso a economia sofra um esfriamento, é mais fácil vender as ações e transferir o valor do que precisar ter que desistir de um operação mais complicada, de produção.

Você pode ter interesse em: Especulação financeira




Voltar ao topo

Deixe um comentário