Atualmente, aprender um novo idioma pode ser um desafio para muitos, já que, ao menos na internet, é possível encontrar uma infinidade de ferramentas de aprendizagem. Isso deixar muitos estudantes confusos, é claro, e com dificuldade de escolher o melhor recurso. O Google tornou esse processo mais prático para você.
Leia mais: Sofre para lembrar de tanta senha? Google lança novo jeito de fazer login
Bem, a boa notícia é que quem deseja aprimorar uma língua, especificamente a língua inglesa, pode contar com a ajuda do Google graças ao recurso adicionado diretamente no mecanismo de busca da empresa. Trata-se de uma funcionalidade que, segundo a própria big tech, será uma maneira de complementar outros serviços de aprendizagem. Veja como isso irá funcionar.
Melhore o seu inglês com a Google
As informações ressaltam que, a princípio, a novidade será lançada para os usuários da Argentina, Colômbia, Índia, Indonésia, México e Venezuela. Isso ocorrerá nos próximos dias, especificamente em celulares Android; contudo, a iniciativa será ampliada para outros países e ainda ganhará mais idiomas, segundo a promessa da empresa.
A função vai operar da seguinte forma: haverá uma interface interativa que contará com práticas de conversação e feedback personalizado, além de outras sessões, também práticas. Esses períodos apresentam duração de três a cinco minutos. Eles incluem perguntas, bem como um conjunto de palavras que os estudantes devem usar para construir as suas respostas.
Dessa forma, os alunos verão as suas respostas sendo avaliadas em tempo real, com eventuais correções, sugestões de aprimoramento e uma devolutiva totalmente personalizada. Nesse feedback, será possível acompanhar uma análise semântica, gramatical e até exemplos que serão dados de acordo os níveis de complexidade do idioma.
Tudo isso é possível graças ao trabalho da equipe do Google Tradutor, que elaborou um sistema chamado Deep Aligner, que funciona como um modelo de aprendizado profundo. O programa conecta palavras e gera significados para entregar as traduções. Outros especialistas da empresa também desenvolveram modelos sobre a complexidade de frases, visando incentivar os diferentes níveis do idioma.
O projeto também contou com professores, linguistas e especialistas em ensino do idioma como uma segunda língua. Até o momento, não há detalhes de quando a ferramenta chegará ao Brasil.