A passagem de uma nova frente fria sobre os estados da região Sul do Brasil provoca um novo alerta para temporais nesta segunda-feira (16). A Climatempo prevê chuvas intensas durante todo o dia no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Leia mais: Proibidos! 5 itens que o vale-alimentação não compra e te deixam na vontade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dos alertas laranja (perigo) para avisar sobre os riscos da tempestade, que pode atingir acumulados até 100 milímetros e rajadas de vento de até 100 km/h, além de provocar queda de granizo. Confira as áreas atingidas:
- Grande Florianópolis;
- Oeste Catarinense;
- Sudoeste Rio-grandense;
- Vale do Itajaí;
- Sul Catarinense;
- Norte Catarinense;
- Serrana;
- Noroeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Sudeste Paranaense;
- Centro-Sul Paranaense.
A entidade também divulgou um alerta amarelo (perigo potencial) para as regiões sudoeste e sudeste do RS e metropolitana de Porto Alegre, onde os volumes de chuvas podem chegar até 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Tempo em outras regiões
No Sudeste, o dia ficará abafado com o aumento do calor, especialmente no oeste e no noroeste de Minas Gerais. A Climatempo prevê a possibilidade de pancadas de chuva no leste e oeste de São Paulo e no sul de Minas e do Triângulo Mineiro, além de chuva isolada em Vitória e no norte e interior do Rio de Janeiro.
O tempo firme continua dominando o Centro-Oeste, mas pode haver pancadas de chuva em Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá. Há expectativa de chuva isolada no norte e oeste do Mato Grosso.
Já no Nordeste, deve chover em forma isolada, mas a previsão é de tempo seco e com baixa umidade do ar na maior parte da região. Pancadas rápidas devem atingir o litoral entre Natal e Salvador, enquanto Maranhão, Ceará e Piauí podem receber alguma chuva.
O ar quente e úmido provoca chuvas mais regulares ao longo do dia no Amazonas, onde a estiagem vem castigando a população nos últimos dias. No restante dos estados da região Norte, são esperadas pancadas de chuva ou precipitações irregulares.