Alerta! Novo espião é encontrado em app que espalha vírus no Android

Dessa vez, especialistas encontraram um malware escondido em plataforma falsa que se passava por serviço do governo. Tem Android? Cuidado!



Uma situação detectada na Itália por pesquisadores da empresa de cibersegurança D3Lab pode servir de alerta para os usuários que costumam realizar download de aplicativos fora das lojas oficiais. Os especialistas encontraram um novo programa malicioso que visa espalhar um malware em smartphones Android.

Leia mais: Golpe: se receber esta mensagem do WhatsApp; não ignore, faça ISSO

Segundo as informações, esse vírus foi identificado em um aplicativo falso, que se dizia ser do Departamento de Proteção Civil da Itália, o IT Alert, responsável por realizar alertas públicos. Ao ser incluído no celular da vítima, as informações sensíveis são roubadas, como dados de login, senhas e endereços de e-mail.

É provável que a ação fraudulenta tenha sido projetada especificamente para os italianos, uma vez que o aplicativo falso imitava um serviço governamental, destinado a notificar sua população sobre catástrofes naturais.

Confira mais detalhes a seguir!

Vírus estava escondido e afeta aparelhos Android

As informações ainda apontam como toda a prática se dava para atrair as suas vítimas.

O processo se dava a partir de um site, também falso, que exibia um alerta sobre “terremoto nacional”, previsto para os próximos dias. O aviso também estimulava os moradores da região a baixar o app. Dessa forma, ao realizar o download, o IT Alert fake era instalado com o malware SpyNote, que requeria acesso a permissões sensíveis do dispositivo móvel, como à acessibilidade.

Os pesquisadores da D3Lab ainda detectaram que o vírus gravava chamadas e captava imagens e vídeos. Além disso, registrava os conteúdos redigidos por meio do teclado do celular. O SpyNote não é um malware novo e já conta com gerações. A versão detectada pelos especialistas faz parte da terceira geração, chamada SpyNote.C.

Para proteger os dados, a recomendação é desinstalar o IT Alert, caso tenha sido baixado por outros meios, diferentes das lojas oficiais, além de usar um antivírus para realizar uma varredura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário