scorecardresearch ghost pixel



Valeu, Tinder: casais de aplicativos de namoro são menos felizes; entenda por quê

A busca incessante pelo parceiro ideal em aplicativos, como Tinder e Bumble, pode não estar conduzindo ao "felizes para sempre".



Em uma era digital onde tudo está ao alcance de um clique, não é surpreendente que muitos procurem o amor on-line, mas a busca incessante pelo parceiro ideal em aplicativos, como Tinder e Bumble, pode não estar conduzindo ao “felizes para sempre” que tantos esperam. Entenda por quê.

Leia mais: 6 comportamentos subestimados que podem ACABAR com um casamento

Um recente estudo da Universidade Estadual do Arizona sugere que casais que se conheceram por meio dessas plataformas estão, de fato, menos satisfeitos com os casamentos do que aqueles que se conheceram da maneira tradicional.

A pesquisa sobre os aplicativos

Em setembro de 2023, pesquisadores entrevistaram 923 adultos casados nos Estados Unidos. “Os resultados forneceram evidências de um efeito de namoro on-line. Os namorados on-line relataram casamentos de qualidade inferior àqueles que foram apresentados ao cônjuge off-line”, apontou o estudo.

Esses dados podem ser surpreendentes para muitos que veem os aplicativos de namoro como uma maneira moderna e eficaz de encontrar o parceiro ideal. O estudo avaliou aspectos como satisfação conjugal e estabilidade matrimonial. A pesquisa mostrou que os casais formados por meio de encontros on-line enfrentam uma maior marginalização social, ou seja, enfrentam mais rejeição da sociedade do que os casais formados no “off”.

  • O estigma e os seus efeitos

Ainda que a tecnologia avance, alguns valores sociais permanecem inalterados. Muitos nos EUA ainda valorizam relacionamentos iniciados pessoalmente em detrimento dos formados virtualmente. Essa preferência pode ter repercussões profundas.

Como o estudo destacou: “O apoio que os casais recebem (ou não) nas suas redes sociais pode ter repercussões importantes na qualidade das suas relações. A pesquisa mostrou que, quanto mais amigos e familiares aprovam o relacionamento de uma pessoa, mais amor, satisfação e compromisso ela sente pelo parceiro”.

A marginalização social experimentada por casais que se conhecem de forma digital muitas vezes se traduz em menos “aprovação da rede”. Isso pode afetar diretamente a satisfação matrimonial e até mesmo levar a dúvidas sobre a validade de seu relacionamento.

  • Um olhar mais profundo

Os pesquisadores do estudo sugerem que várias razões podem estar por trás dessa insatisfação relatada. Entre elas, está o fato de que os casais que se conheceram on-line tendem a ser mais jovens e, portanto, possivelmente são menos experientes em relacionamentos a longo prazo.

Além disso, com o vasto “mercado” de opções disponíveis no ambiente digital, muitos podem se sentir sobrecarregados, o que os levam a escolhas precipitadas ou menos pensadas.

O futuro dos encontros on-line

Apesar das descobertas, é essencial não condenar totalmente os encontros on-line. A pesquisa indica que, apesar dos desafios, muitos casais que se conheceram assim ainda relatam níveis consideráveis de felicidade e estabilidade.

Além disso, os pesquisadores sugerem que as plataformas de namoro devem trabalhar para abordar os desafios enfrentados por esses casais, tal como educar o público e normalizar os relacionamentos que surgem dessa forma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário