scorecardresearch ghost pixel



Alho ou cebola: qual vai primeiro no refogado? Evite surpresas desagradáveis

Você usa alho e cebola nos seus preparos culinários? Pois saiba que existe uma ordem certa para evitar que seus pratos fiquem amargos.



O momento certo de adicionar cada componente é fundamental para realçar sabores e texturas. E numa das etapas mais essenciais e comuns no preparo de diversos pratos – o refogado – surge uma dúvida clássica: alho ou cebola, qual deve entrar primeiro na panela? Em meio a uma variedade de técnicas e preferências pessoais, há uma lógica simples e eficaz que garante resultados incríveis.

Veja também: Geladeira ou fruteira? Sim, o lugar onde você guarda a cebola faz TODA a diferença

O refogado é um passo que pode parecer simples, mas quando bem executado, tem o poder de transformar pratos e elevar seus sabores a um novo patamar. Dessa forma, a sequência em que os ingredientes são adicionados é crucial para obter a consistência e o sabor desejados.

Alho e cebola vs umidade

Quando iniciamos um refogado, queremos que os ingredientes liberem seus aromas e sabores de forma equilibrada. Ou seja, aqueles mais úmidos, como a cebola, salsão, pimentão e alho-poró, tendem a soltar água durante o processo.

Essa água, então, ajuda a cozinhar lentamente esses ingredientes e a extrair seu sabor de maneira delicada. Logo, se colocarmos ingredientes menos úmidos, como o alho e a cenoura, no início do processo, eles podem se tornar amargos ou perder seu sabor característico.

O alho é mais delicado

Ele é um ingrediente adorado por muitos e tem o poder de adicionar uma profundidade incrível ao prato. No entanto, ele é bastante sensível ao calor e, quando exposto por muito tempo ou a temperaturas muito altas, pode queimar facilmente.

Desse modo, um alho queimado pode arruinar o sabor de um prato. Portanto, a regra de ouro é esperar a cebola perder seu aspecto de crua para, então, adicionar o alho.

Dicas para quem tem pressa ao preparar alho e cebola

A cozinha é um local de paciência e técnica. Mas, entendemos que, às vezes, o tempo é curto. Então, se você está com pressa, adicionar um pouco de sal junto com a cebola pode ser uma ótima dica.

Ou seja, o sal ajuda a desidratar a cebola mais rapidamente, permitindo que você adicione o alho em menos tempo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário