scorecardresearch ghost pixel



Amazon pode cobrar pelo uso da Alexa? Veja o que está nos planos da empresa

Será possível que Alexa nos cobre um pix cada vez que solicitarmos uma informação?



Chamar a Alexa para responder pequenas dúvidas do dia a dia ou executar ações em nossas casas inteligentes tornou-se rotina. Quem tem um dispositivo equipado com a assistente pessoal da Amazon fica encantado com ela e com a simplicidade e rapidez com que ela nos atende. Entretanto, uma notícia pode colocar estas atividades em risco: o serviço pode passar a ser pago.

Veja também: Alerta, cliente Prime: ação promocional da Amazon é agendada para outubro; confira 

Em entrevista à Bloomberg, Dave Limp, então chefe da divisão de dispositivos Echo, afirmou que a Amazon não descarta a possibilidade de cobrar uma taxa para que os clientes usem a Alexa. Seria algo comparável ao que já é feito pela OpenIA com o ChatGPT.

A empresa de Inteligência Artificial (IA) tem dois “planos” para o chatbot. O gratuito tem algumas limitações, enquanto o pago tem funções extras e funciona mais rapidamente.

“Nós absolutamente pensamos nisso”, revelou Limp. “Quando você começa a usar isso bastante, o custo de treinar o modelo e o gasto de inferência dele na nuvem são substanciais”, completa.

Vai demorar para a Amazon começar a cobrar pela Alexa?

Dave Limp afirmou que isso não acontecerá do dia para noite. No entanto, também não é algo que deve demorar muito. “Não está a décadas de distância”, revelou.

Até porque, de acordo com próprio executivo, antes a Amazon precisa garantir que a Alexa seja excepcional. “[O dispositivo precisa ser] algo que tenha muita utilidade para cada morador da casa”. De acordo com ele, isso ainda não é uma realidade.

Além disso, não há qualquer informação sobre uma suposta mensalidade – nem valores e nem se será algo avulso ou integrado ao pacote Prime da Amazon. Limp não é muito simpático a esta ideia porque, segundo ele, tanto a assinatura quanto o dispositivo em si já são comercializados com preço abaixo do que realmente valem.

Resumindo

No frigir dos ovos, “a Alexa que você conhece e ama atualmente vai continuar gratuita”, pontuou o executivo. Entretanto, uma nova versão da assistente pessoal poderá aparecer em breve, já que há, de fato, informações de que a Amazon está investindo em sua IA.

É esperar para ver.




Voltar ao topo

Deixe um comentário