De tempos em tempos, viraliza na internet algum conteúdo ou comentário afirmando que antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito pode reduzir a pontuação de crédito do consumidor. Esse tema ainda levanta muitas dúvidas nos clientes de bancos, sobretudo nos que adotam a prática.
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Antes de mais nada, é preciso dizer que essa crença é equivocada. O Serasa Score é uma pontuação que indica a probabilidade de uma pessoa pagar suas contas em dia, ou seja, ele funciona como um indicador de bons e maus pagadores.
Quem tem dívidas atrasadas, por exemplo, perde alguns pontos. Já quem paga todas as contas em dia costuma ter uma pontuação mais elevada.
Cálculo do Serasa Score
Os pesos de cada critério no índice final são definidos pelo birô de crédito responsável pelo sistema, como Serasa, SPC e Boa Vista. No caso do primeiro, eles são distribuídos assim:
- Compromisso com crédito (55%): pagamentos de faturas de cartão de crédito, parcelamentos em lojas e empréstimos.
- Registro de dívidas e pendências (33%): registros em cadastros de inadimplência, cheques sem fundo, protestos e falência.
- Consultas ao CPF (6%): pesquisas feitas pelas empresas antes de aprovar crédito.
- Evolução financeira (6%): tempo de relacionamento do usuário com o mercado de crédito e histórico financeiro nesse período.
Impacto de antecipar o pagamento
A Serasa explica que o pagamento da dívida é o fator que realmente conta para a pontuação, por isso, independentemente dele ser feito na data do vencimento ou antecipadamente, o impacto positivo no score é o mesmo. Por outro lado, pagar a fatura em atraso reduz o score do consumidor.
Para consultar sua pontuação de crédito, acesse o aplicativo ou site da Serasa. Outras empresas que também possuem scores próprios são o SPC Brasil e a Boa Vista.