scorecardresearch ghost pixel



Anvisa recebe notificação sobre lotes falsificados de Ozempic; veja riscos

De acordo com a Nova Nordisk, um lote falsificado de Ozempic está em circulação no Brasil.



A farmacêutica Novo Nordisk notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre um lote falsificado de Ozempic que está em circulação no Brasil. O medicamento indicado para diabetes tipo 2 é utilizado por pacientes com obesidade que precisam emagrecer. Assim, a farmacêutica informou por resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de outubro, que não reconhece o lote LP6F832 como original.

Veja também: Venenos de animais? O que você NÃO sabe sobre o Ozempic e outros remédios para emagrecer.

De acordo com a Anvisa, esta não é a primeira vez que essa situação acontece. Em junho deste ano, o lote MP5C960 também teria sido alertado de falsificação pela Novo Nordisk. Nas duas situações, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização do produto. Além disso, os pacientes que já adquiriram o medicamento devem se atentar ao lote comprado antes de sua utilização.

Qual o risco de usar a Ozempic falsificada?

Na última semana, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, em inglês) alertou sobre lotes adulterados das canetas de semaglutida 1mg. Os rótulos estavam em alemão e eram provenientes da Áustria e da Alemanha. Na Áustria, o uso do produto falsificado causou sérios problemas para os pacientes enganados.

Desse modo, a autoridade sanitária do país informou que recebeu relatos de pessoas que tiveram que ser hospitalizadas após apresentar convulsão e hipoglicemia. Os sintomas acontecerão após injetar o medicamento. “É uma indicação de que o produto continha falsamente insulina em vez do ingrediente ativo semaglutida”, afirmou a autoridade austríaca a respeito do episódio.

A Novo Nordisk informou que os lotes MP5E511 e NP5G866 responsáveis pelos sintomas citados pela EMA não foram distribuídos para o Brasil. Em relação aos lotes falsificados em circulação no Brasil, a farmacêutica segue “investigando e denunciando todos os casos de falsificação de que tem conhecimento às autoridades, de acordo com as legislações aplicáveis”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário