Após casamento, cidadãos ganham novos direitos? Veja o diz a lei

É possível obter direitos que envolvem declaração de impostos e acesso a serviços em conjunto, que deixam tudo mais em conta, após casamento?



É provável que muitos casais brasileiros idealizem e sonhem com o casamento, afinal de contas, esse momento de união voluntária representa para muitos não só o desejo de viver junto como também marca o início da construção de uma família, por exemplo.

Leia mais: O que significa sonhar com criança? É gravidez? Vejas as possíveis explicações

No âmbito da legislação, o casamento representa mais do que uma união, pois está evidenciando também uma série de direitos e benefícios sociais e legais, conforme mostram as informações. Após o matrimônio, é possível obter vantagens ao declarar impostos, além de benefícios em áreas como crédito, saúde e segurança. Confira!

Direitos concedidos após casamento

As informações publicadas pelo Portal 6 apontam que uma das vantagens concedidas após o casamento se dá na declaração em conjunto dos impostos, possibilitando uma redução da carga tributária em muitos casos. Outro ponto mencionado diz respeito à segurança social, pois os cônjuges passam a ser elegíveis para receber benefícios do seguro social, pensão por morte, entre outros auxílios financeiros ofertados pelos programas do governo.

O plano de saúde também pode ser incluído nesta lista, já que muitas operadoras ofertam o pacote com preços mais em conta. A facilidade pode ser estendida para os casais que desejam obter crédito, ou seja, fica mais fácil acessar o  financiamento de casas ou empréstimos, segundo o ressaltado pelas informações.

Além disso, o ato de se casar implica, de modo automático, na concessão de vários direitos legais ao cônjuge, tais como a capacidade de tomar decisões médicas em nome do parceiro, a permissão para visitá-lo em hospitais e prisões, bem como o direito de representá-lo legalmente em diversas circunstâncias.

Por fim, os casais que desejam adotar também podem ter facilidade nesse processo; pois, com a concessão de direitos parentais legais sobre os filhos, as decisões que envolvem desde saúde e educação até o bem-estar das crianças recebem facilitações, tudo devido ao casamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário