A expectativa de vida de alguns bichos é muito maior do que a dos seres humanos. Isso se justifica por diversos fatores, como a espécie, o ambiente, a disponibilidade de alimentos e até mesmo as ameaças naturais. Ficou curioso para saber quais são eles? Descubra agora quais são os sete animais que vivem mais do que os humanos.
Leia mais: 7 espécies de animais com nomes assustadores e que vão te arrepiar
Na natureza, a influência humana muitas vezes é a principal causa da redução da expectativa de vida de algumas espécies. Por exemplo: a pesca, a poluição e a destruição do habitat são fatores que impactam negativamente e muito fortemente a vida de muitos bichinhos.
Animais que vivem mais do que os humanos
Enquanto isso, para os humanos, os fatores que mais impactam a expectativa de vida são os aspectos sociais, econômicos e de saúde. De toda forma, é inegável que algumas espécies de animais vivem muito mais do que nós. Já parou para pensar nisso? Se você sempre se perguntou quais eram elas, dá uma olhada!
Tartaruga gigante de Galápagos: este animal pode viver até 152 anos, é muito resistente à fome e às doenças, além disso, tem uma incrível capacidade de regular a sua temperatura corporal.
Baleias da Groenlândia: elas ultrapassam os 200 anos graças a várias mutações genéticas que as protegem até mesmo de grandes doenças, como o câncer.
Budião: este animal vive até os 205 anos e é encontrado no Oceano Pacífico.
Mexilhão do Rio: ele pode viver até 280 anos devido ao seu metabolismo lento. No geral, são as mudanças no meio ambiente, causadas pelos seres humanos, que se tornam a sua principal causa de morte.
Tubarão da Groenlândia: consegue viver até 512 anos também graças a mutações genéticas que o protege do envelhecimento e de várias doenças.
Esponja do mar: consegue viver até 5 mil anos. É muito resistente às ameaças naturais e ambientais.
Água-viva: pode ser considerada imortal porque consegue rejuvenescer como resposta a lesões ambientais.
Viu só como eles são resistentes ao tempo? Esses animais são verdadeiras maravilhas da natureza e nos mostram que a vida pode persistir por muito tempo, mesmo em condições adversas.