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Brasileiros em risco! ANATEL divulga comunicado IMPORTANTE

Com a crescente onda de golpes nos meios virtuais, a Anatel criou um espaço com dicas para evitar que usuários caiam nos crimes.



Os golpes no setor de telecomunicações estão cada vez mais frequentes e inovadores, fazendo com que muitos internautas não desconfiem que tal ação se trata de uma atitude criminosa. Dentre os golpes mais comuns no setor, estão as chamadas falsas, WhatsApp falso, furto das contas de redes sociais e sequestro de linha.

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Para evitar que mais consumidores caiam nos crimes, a Anatel divulgou uma página com diversas dicas para auxiliar no entendimento de como esses golpes funcionam. Além disso, a agência listou também diversas dicas de segurança e privacidade digital relacionadas ao uso seguro do ambiente virtual.

A página foi lançada no dia 17 de outubro, reunindo quais são os principais golpes que estão sendo aplicados atualmente. De acordo com a Anatel, o site será constantemente atualizado, conforme novas práticas criminosas forem surgindo e crescendo entre os internautas.

Anatel divulga cursos gratuitos para ampliar segurança na web

Segundo o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, o uso do meio digital está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, sendo utilizado desde comunicação até mesmo para transações bancárias. Sendo assim, os criminosos estão explorando cada vez mais esse ambiente para conseguir ganhos indevidos.

“O cidadão precisa estar atento e com atitude de vigilância para não cair em golpes”, afirmou Gustavo Borges. Além da página com os principais golpes, a Anatel lançou também um site com dicas para que os cidadãos desenvolvam habilidades digitais, contando com orientações de segurança para crianças e cursos online.

Além disso, os usuários terão acesso também a publicações, estudos e licenças gratuitas. “A expectativa é que até 2027 o Brasil esteja entre os 20 países com os cidadãos mais bem capacitados para exercer sua cidadania digital”, afirmou Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores.




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