scorecardresearch ghost pixel



Jogue fora: Anatel alerta sobre TV Box invadidas por hackers no Brasil

Após o alerta emitido por um centro de pesquisas chinês, a Anatel alerta para 1,3 milhão aparelhos invadidos por hackers no Brasil.



Uma notícia afirmou que uma série de TV Boxes ilegais fazem parte de uma botnet criada por criminosos. Diante desta possibilidade, o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra, recomendou que os consumidores descartem os aparelhos infectados. Botnet é uma rede de aparelhos infectados por malwares utilizados por criminosos para realizar ações ilegais, como roubo de dados ou invasão de domínios protegidos.

Veja também: Fim do ‘gatonet’? Anatel pega pesado e bloqueia 80% de aparelhos de TV Box

A denúncia sobre a rede foi realizada por um centro de pesquisas chinês, informando que mais de 1,3 milhão de endereços IP no Brasil estariam em uso por uma botnet. Segundo os especialistas chineses, São Paulo reúne a maior parte dos aparelhos infectados, seguido por Rio de Janeiro. Foram encontrados dispositivos infectados também em Alagoas, Paraíba, Tocantins, Amazonas, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Além disso, Coimbra afirmou que a Anatel havia indícios de uma atividade suspeita realizada na internet brasileira desde agosto de 2023. Como forma de conter a ameaça, Coimbra afirmou que os provedores de acesso cumpriram diversos protocolos de segurança.

Malware em aparelhos ilegais

Os aparelhos infectados não possuem certificação da Anatel, o que facilita a invasão de malwares. Segundo Artur Coimbra, os consumidores devem buscar por aparelhos que possuam o selo da agência antes de realizar a compra de uma TV Box, visto que existem diversas opções dentro da lei.

No entanto, os modelos ilegais se tornaram populares entre os consumidores, visto que liberam o acesso gratuito a plataformas de streaming e canais de TV por assinatura. “O consumidor muitas vezes não sente na pele os problemas de comprar uma TV box irregular. Ele pode até achar que é legal porque pagou centenas de reais na caixinha. No entanto, não é certificada pela Anatel e ainda permite consumo de conteúdo furtado. Se você tem uma dessas, descarte”, afirmou Artur Coimbra.

Ademais, Coimbra ressaltou ainda que mesmo que os aparelhos contem com o sistema desenvolvido pelo Google, o Android TV, eles não contam com mecanismos de proteção. Assim, os criminosos conseguem acessar facilmente o sistema do aparelho em questão. Com isso, os hackers conseguem controlar remotamente os aparelhos e a rede doméstica do usuário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário