A carne moída é um ingrediente versátil e saboroso, mas nem toda carne é adequada para ser moída. Logo, alguns cortes apresentam muita gordura ou são duros, resultando em um preparo sem textura e sabor agradáveis.
Veja também: Óleo de canola: será que é escolha consciente na cozinha? Veja a verdade
Nesse caso, ao entrar em um açougue, é importante não pegar as bandejas ou confiar no profissional. Dito, escolha o corte desejado e solicite que o atendente passe no moedor, visando obter um produto fresco e suculento.
Conheça os cortes que ficam uma delícia como carne moída
Alcatra é uma excelente opção para recheios
Primeiramente, a alcatra é uma carne nobre, que se caracteriza pela umidade e partes menos gordurosas. Por esse motivo, costuma ser utilizada em recheios de tortas, pastéis, empadas e panquecas. Afinal, mantém a consistência e a textura dos alimentos, por ter um equilíbrio ao ser misturada com patinho e coxão mole.
Almôndegas e molhos combinam com maminha
Quanto à maminha, trata-se de um corte magro e macio, que tem um sabor delicado e uma textura leve. Sendo assim, ela é ótima para fazer almôndegas e molhos, pois fica soltinha e sequinha após o cozimento. Portanto, acompanha massas, polentas e outras receitas que precisam de uma proteína encorpada.
Hambúrgueres exigem um blend
Em relação à produção de hambúrgueres suculentos e saborosos, você precisa de um blend, ou seja, uma mistura de diferentes tipos de carne moída. Desse modo, é aconselhável ter cerca de 20% de gordura e 80% de carne magra. Dito isso, é possível usar acém, o peito, o contra-filé, a fraldinha e o coxão duro.
Vai fazer croquetes e salgados? Prefira o coxão duro
Por último, o coxão duro é uma carne acessível e firme, que requer bastante tempo de cozimento. Visto que apresenta bastante fibra e um teor de gordura médio, fornece um bom ponto de liga. Esse padrão mostra que a carne absorve o tempero e se aplica a croquetes, salgados, escondidinhos e similares.