Os veículos com motor flex chegaram ao Brasil há duas décadas, mas as dúvidas a respeito desse sistema ainda ocupam a cabeça de muitos motoristas. Uma questão bastante pertinente é: existe um combustível certo para otimizar o desempenho do automóvel?
Leia mais: Por causa de R$ 30, homem fica fora de bolão que ganhou Quina e busca Justiça
Segundo especialistas, o etanol é a melhor escolha para quem busca mais potência e força no motor. No entanto, para aqueles que desejam reduzir o consumo e fazer menos paradas no posto, a gasolina é a opção ideal.
Já para os motoristas que estão mais preocupados com o bolso do que com desempenho ou consumo, é necessário fazer as contas na hora de abastecer. Antes de parar na bomba, é preciso calcular os valores para descobrir o custo por quilômetro rodado com um litro de etanol e com um litro de gasolina.
Proporção ideal
A proporção ideal dos dois combustíveis no tanque de um veículo com motor flex também é um fator variável que depende do que o condutor produto. Embora não exista um percentual exato, a regra é a mesma: mais etanol para desempenho e mais gasolina para consumo baixo.
Uma possível solução para os que não abrem mão de nenhuma das duas vantagens é abastecer com 50% de gasolina e 50% de etanol. Com o tanque meio a meio, o motorista consegue garantir um equilíbrio entre as duas coisas para aproveitar um bom desempenho sem consumir tanto combustível.