scorecardresearch ghost pixel



Carteira do Idoso: benefícios de viagem, desconto e mais são concedidos

Pessoas idosas podem ter acesso a uma série de vantagens com a emissão do documento. Veja como solicitar a carteira e aproveitar.



Conforma detalha o Governo Federal, a Carteira da Pessoa Idosa possibilita aos beneficiários o direito de acesso ao transporte interestadual totalmente de graça ou desconto de, no mínimo, 50% em passagens para quem tem renda inferior ou igual a dois salários mínimos. Para garantir o benefício, no entanto, é importante atender aos requisitos.

Leia mais: Validade CNH: idosos devem se atentar às datas de 2024 para não perder o prazo

Segundo as informações, as permissões para viagens interestaduais incluem ônibus, trens e barcos e, além disso, há descontos em passagens áreas. Essa é uma forma de facilitar o acesso aos benefícios e direitos de uma importante parcela da população. Confira mais detalhes a seguir!

Carteira do Idoso: vantagens vão além da mobilidade

Detalhes revelam que os benefícios também incluem uma ampla gama de serviços e produtos.

Desse modo, as pessoas idosas têm a oportunidade de economizar em suas compras em farmácias, ingressos de cinema, bilhetes para shows, serviços de telemedicina, apólices de seguro, por exemplo, e até mesmo podem realizar assinaturas mais em conta em aplicativos de meditação e academias.

Em relação às viagens, os benefícios envolvem também as passagens aéreas. Isso significa que é possível obter descontos de até 50% em viagens para o exterior ou nas nacionais.

Os interessados têm duas formas de solicitar a emissão da carteira: de modo online, por meio do site do Ministério da Cidadania, ou presencialmente, mas é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Durante o procedimento, é importante ter documentos em mãos, como RG, CPF, além dos comprovantes de renda e de residência.

Após realizar o pedido, basta aguardar para receber a carteira e começar a usá-la. O uso se dá quando uma compra está sendo feita ou algum serviço está sendo reservado. Agora, para viagens em trens, barcos e ônibus, basta apresentar o documento no embarque para realizar o trajeto sem custos ou com desconto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário