Um vídeo viral no TikTok afirma que comer três cenouras por dia pode dar à sua pele um bronzeado “de dentro para fora”. No entanto, especialistas alertam que essa tendência não tem base científica e pode ter efeitos adversos na saúde.
Veja também: TikTok vai virar Youtube? App da dancinha pode desagradar muita gente
Isso porque o Sol é conhecido como o principal agente para o bronzeamento da pele humana, através da exposição aos raios UV, especialmente os raios UVA. O bronzeamento é uma resposta natural do organismo à exposição solar, levando à produção de melanina, o pigmento responsável por bloquear os raios UV. Entenda mais a seguir:
Beta-caroteno e vitamina A
O beta-caroteno presente nas cenouras é responsável pela sua coloração alaranjada e é considerado um precursor da vitamina A. Embora o consumo moderado de beta-caroteno seja benéfico para a saúde, a ideia de que comer quantidades exageradas desse composto resultará em um bronzeado é infundada.
Carotenodermia: um efeito colateral
Consumir mais de 30 mg/dia de beta-caroteno pode levar a uma condição conhecida como carotenodermia. Nessa condição, a pele adquire uma coloração amarela/laranja, que é muito diferente do bronzeado natural.
Diante disso, a carotenodermia geralmente afeta crianças pequenas e bebês, mas casos raros em adultos têm sido registrados, geralmente devido ao consumo excessivo de cenouras.
We have recently updated our page on Carotenoderma, the yellow-orange discolouration of the skin due to carotenaemia. Read more: https://t.co/qfshF6wtLz pic.twitter.com/5iZyfcuGF5
— DermNet (@dermnetnz) September 15, 2021
Riscos de suplementos de caroteno
Especialistas alertam que, embora a carotenodermia geralmente seja inofensiva e reversível com a suspensão do consumo de cenouras, o consumo excessivo de suplementos de caroteno pode aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes.
Bronzeado saudável e seguro
Portanto, para quem deseja obter um bronzeado saudável, a exposição ao Sol com protetor solar ainda é a opção mais segura e eficaz. Consumir cenouras em quantidades moderadas pode ser benéfico para a saúde, mas não é uma maneira eficaz de alcançar o bronzeado desejado.
Afinal, a prática de seguir tendências não comprovadas nas redes sociais pode resultar em riscos à saúde, e é importante sempre buscar informações baseadas em evidências científicas.