scorecardresearch ghost pixel



Chuvas extremas podem provocar novas enchentes no Brasil em outubro

Previsão é de acumulados muito superiores à média histórica para o mês, com risco de enchentes em dois estados.



Os próximos dias de outubro voltarão a registrar chuvas com volume muito superior à média histórica para o mês na região Sul do país, alerta a MetSul Meteorologia. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os estados mais afetados, mas altos acumulados também estão previstos para áreas do Paraná.

Leia mais: iOS no iPhone 15: atualização promete resolver GRANDE problema

Em algumas partes dos territórios gaúcho e catarinense, os acumulados podem variar entre 200 mm e 400 mm até o final do mês, provocando novas enchentes em vários municípios.

Os acumulados registrados na primeira semana de outubro chegaram a 233 mm em Erechim (RS), 225 mm em Palmeira das Missões (RS), 265 mm em Celso Ramos (SC) e Mirim Doce (SC). Várias cidades da metade norte dos dois estados terminarão o mês com acumulados entre 300 mm e 500 mm, ou até acima dessa marca.

A chuva excecional prevista para o restante do mês no norte do Rio Grande do Sul unirá forças com os acumulados que já caíram em setembro. Um dos principais causadores desse excesso de água é o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, embora outros fatores estejam em análise pelos meteorologistas.

Novas enchentes

Segundo a MetSul, as enchentes que causaram prejuízos e mortes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devem se repetir nas próximas. A probabilidade é alta para novas cheias de rios, especialmente nas bacias da metade norte dos dois estados, incluindo rios como o Uruguai, Jacuí, Taquari e Caí.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário