scorecardresearch ghost pixel



Conta de luz vai ficar mais cara em OUTUBRO? Aneel bate o martelo

Com a troca de mês, os brasileiros aguardam a definição da Aneel acerca da bandeira tarifária na conta de energia. Veja qual será!



Um comunicado emitido na última sexta (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de energia seguirá com a bandeira tarifária verde neste mês de outubro. Com isso, as contas de luz permanecerão sem nenhuma cobrança adicional ao longo do mês. A decisão da Aneel ocorreu devido às condições favoráveis de geração de energia no Brasil.

Veja também: Adeus, sufoco! Você pode ter direito a desconto de 65% na conta de energia; consulte.

Dessa forma, como os reservatórios das usinas hidrelétricas permanecem cheios devido às chuvas, não será preciso utilizar de fontes de energia mais caras para alimentar o sistema elétrico brasileiro. Vale ressaltar que a bandeira verde está em vigor há mais de um ano, válida para todo o país. De acordo com a Aneel, a expectativa é de que a bandeira verde se mantenha até o final do ano.

“A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do país”, explicou Sandoval Feitosa em nota, diretor-geral da Aneel.

O que são as bandeiras tarifárias de energia?

Criado em 2015, o sistema das bandeiras tarifárias possui o intuito de indicar os custos da geração de energia elétrica no país. Com isso, quando a geração fica mais cara para as distribuidoras de energia, o repasse de uma taxa extra será cobrada dos consumidores. Anteriormente, o custo extra nas épocas de seca era repassado aos brasileiros somente no reajuste anual das empresas, com incidência de juros.

Atualmente, os recursos são cobrados e pagos às distribuidoras mensalmente, com o sistema das bandeiras tarifárias. Sendo assim, a bandeira verde indica que não haverá cobrança adicional, visto que o custo para a produção de energia está baixo. Já no caso das bandeiras amarela, vermelha 1 e 2, haverá um aumento no custo.

Por fim, o aumento se dá devido a necessidade de acionamento das termelétricas, visto o baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Devido ao alto custo que as termelétricas geram para as fornecedoras de energia, o repasse da taxa é feito para os consumidores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário