Já sabe como tirar mudas das suas plantinhas favoritas? Então, é hora de colocar o dedo na terra e multiplicar a beleza verde da sua casa. Você pode querer tirar a muda para colocar a planta em outro ambiente da casa, ou mesmo para entregar a algum amigo ou parente que queira tê-la em sua casa também.
Veja também: Isto é o que você deve colocar nos vasos para que suas plantas NÃO apodreçam
Veja como fazer.
Como tirar mudas: prepare o corte
Antes de mais nada, a preparação é a chave do sucesso. Nada de sair cortando as plantas de qualquer jeito. Primeiro, escolha uma parte bem bonitona e saudável da planta mãe. Ou seja, a gente quer um ramo que ainda não deu aquela florzinha ou frutinha, e que esteja cheio de botões.
Agora, pegue uma tesoura de poda e faça um corte na base do galho, bem perto do nó axilar (aquele ponto onde as folhas se encontram com o galho). Feito isso, tire as folhas que estão no meio do galho, deixando só as bonitas do topo.
Além disso, se o corte for comprido, dê uma aparadinha na parte de cima para reduzir as folhas e a área que precisa de sol. Pronto, seu corte está preparado para virar uma nova plantinha!
Cuidados com a muda
Depois de preparar a estaca, é hora de cuidar do solo. Dessa forma, vamos misturar terra, areia e composto para fazer uma mistura fofa e que segure a umidade. Logo, é importante que o solo esteja rico em nutrientes para a sua planta crescer forte e saudável.
Na hora de plantar, enterre a junção do enxerto no solo e aperte bem para não ficar soltinho. Então, dê uma boa regada para tirar as bolhas de ar e deixar o solo úmido. Aí, minha gente, é só cuidar com carinho.
Por fim, mantenha o solo sempre úmido, mas nada de encharcar! Isso pode acabar com as raízes da sua plantinha. Regue regularmente, mas com moderação. Depois que ela criar raízes, capriche na luz e nos nutrientes para ela continuar crescendo linda e forte.