scorecardresearch ghost pixel



Depois que morremos, ESTA é a parte do corpo que se recusa a dizer adeus

Mesmo com a consciência desaparecendo, uma parte do nosso corpo não só permanece viva, mas também se torna mais ativa do que nunca.



A morte é frequentemente vista como o fim de nossa existência física. No entanto, enquanto a consciência pode se desvanecer, existe uma parte do nosso corpo que não só permanece viva, mas também se torna mais ativa do que nunca.

Leia também: Sem academia: treino com peso corporal é a nova febre; conheça a moda fit

E essa parte não está em algum recanto esotérico da mente ou alma, mas em nosso próprio trato intestinal.

O fervor da vida após a morte

Ao mencionar a vida após a morte, a maioria das pessoas pensa imediatamente em conceitos religiosos ou filosóficos. No entanto, para Jennifer DeBruyn,  microbióloga da Universidade do Tennessee, essa vida está teeming – literalmente – com micróbios.

Nossos corpos são o lar de trilhões de micróbios, muitos dos quais desempenham papéis vitais em funções como digestão e proteção contra infecções. Quando morremos, em vez de desaparecerem junto conosco, esses micróbios encontram uma nova “missão”.

A transformação microbiana

A morte pode silenciar nosso coração e nossa mente, mas no nível celular, uma revolução está acontecendo. As células que já não recebem oxigênio começam a se autoconsumir, levando à liberação de nutrientes.

Para os micróbios famintos, especialmente aqueles no intestino, isso é semelhante a um banquete. Em pouco tempo, esses micróbios, agora sem restrições do sistema imunológico, espalham-se pelo corpo, dando início ao processo de putrefação.

Os segredos do solo

A vida não acaba para os micróbios mesmo depois que nosso corpo se dissolve. Se enterrados, eles se misturam com os micróbios do solo, onde juntos, em uma sinfonia da natureza, trabalham para decompor todos os tecidos restantes.

DeBruyn e sua equipe foram até capazes de detectar traços de DNA humano meses após o enterro, mostrando quão intrincadamente nosso legado microbiano interage com o ambiente.

Além disso, a contribuição dos nossos micróbios não se limita apenas à decomposição. Eles também têm um papel na ciclagem do nitrogênio no solo, ajudando assim na nutrição das plantas.

Esse ciclo, em muitos aspectos, serve como um lembrete da interconexão da vida e da morte e de como, mesmo na morte, continuamos a contribuir para o ciclo da vida na Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário