O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de copos plásticos do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o país produziu cerca de 96 bilhões de unidades de copos plásticos em 2020.
Veja também: Utilidade pública: guardar café na geladeira é uma boa ideia ou não?
Esse número representa 4% da produção mundial, mostrando que cada pessoa usa, em média, 454 unidades anualmente. Desse modo, é importante reutilizar os copos descartáveis, que podem demorar até 400 anos para se decompor na natureza.
Fazer estufa para plantas
Você sabia que é possível usar copos plásticos para fazer estufas? É muito simples e eficiente. Nesse caso, basta cortar o fundo de um copo plástico e colocá-lo sobre um vaso com uma muda ou uma semente. Logo, o ambiente úmido e protegido vai favorecer o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Brincar de telefone sem fio
Em segundo lugar, uma brincadeira que remete aos anos 90 é o ‘’telefone sem fio’’. Dito isso, serão necessários dois copos e um pedaços de barbante de pelo menos 1 metro. Portanto, faça um furo na base de cada um dos recipientes, passando a ponta do barbante na hora de amarrar e fazer um nó. Pronto! Entregue o outro ‘’fone’’ a um amigo e comecem a conversar à distância.
Preparar lembrancinhas de aniversário
Outra ideia criativa e econômica é preparar lembrancinhas de aniversário, personalizando conforme o tema. Sendo assim, não esqueça de encher os copos descartáveis, ao adicionar doces, balas, chocolates e outros mimos. Por fim, coloque um papel celofane em volta e finalize aplicando um laço de fita.
Desenvolver objetos decorativos
Os copos de plástico são perfeitos para desenvolver objetos decorativos para festas ou cenários. Afinal, o formato maleável permite a fabricação de pequenas luminárias, guirlandas, flores, vasos e demais enfeites. Ou seja, você consegue cortar, dobrar, furar ou colar copos descartáveis de diferentes formas e cores.
Criar organizadores artesanais
Por último, o copo descartável armazena objetos pequenos, como canetas, lápis, clips, botões ou bijuterias. Por esse motivo, se o material não for resistente, utilize várias unidades e cole uma na outra. Em seguida, decore utilizando os recursos disponíveis, cola, glitter, tecido, etc.