Algumas frutas podem estar em risco de extinção devido a várias razões, principalmente relacionadas à degradação do meio ambiente. Dito isso, além das mudanças climáticas, inúmeras espécies sofrem ataques de pragas.
Veja também: Você nunca mais vai desperdiçar banana seguindo estas 5 dicas infalíveis
Sendo assim, bactérias e insetos infestam plantações, ameaçando a existência de inúmeros cultivos. Por exemplo, a banana que há 10 anos era abundante, está se aproximando do fim, revelam pesquisadores da Austrália. Entenda.
Bananas: resultado da intervenção do homem na natureza
Entre os gêneros agrícolas que surpreendem os cientistas estão as bananas, que passaram por diversas melhorias nos últimos milhares de anos. Logo, essa fruta-doce, sem semente e prática, mostra que a agricultura evoluiu bastante.
No entanto, a busca por um fruto silvestre similar à banana preocupa agricultores que desconfiam do fim das bananeiras Cavendish. Nesse caso, trata-se da raiz que consegue reproduzir as variações populares: nanica, prata e maçã.
Afinal, por que o cultivo de banana pode estar próximo do fim?
O Mal do Panamá, também conhecido como TR4 (Raça Tropical 4), é uma doença que afeta as bananeiras e é causada por um fungo. Infelizmente, ao infectar o solo, é impossível recuperar a vegetação, impossibilitando o replantio.
Esse cenário prevalece nas regiões que exportam ao mercado consumidor em grande escala. Ou seja, a oferta se encontra praticamente nula, elevando os preços e forçando a queima de áreas extensas no sudeste da Ásia e na América Latina.
Doenças atingem espécies vegetais desde a década de 50
Embora novas condições tenham sido identificadas, como a Sigatoka Negra, que escurece as folhagens, o problema não é recente. Visto que a banana é a segunda fruta mais consumidos do mundo, os países afetados buscam soluções coletivas.
Essa situação revela a importância de encontrar pesticidas seguros que aumentem a produtividade. Por último, vale ressaltar um potencial substituto, que tem nutrientes similares, associados à banana silvestre da Austrália.