scorecardresearch ghost pixel



Faz mal comer sementes de maçã? Veja se elas são realmente tóxicas

A maçã é uma fruta popular que está presente na dieta dos brasileiros, mas o que acontece se alguém comer algumas sementes? Confira a resposta.



É importante lembrar que a maioria das frutas apresenta caroços ou sementes, e nem todas são comestíveis. Por exemplo, poucas pessoas consomem o miolo da maçã, devido ao sabor amargo, que se deve a substâncias químicas.

Veja também: Não é mito: entenda o conflito de ficar com fome após comer maçã

Esses componentes da semente da macieira são chamados de amigdalina e não apresentam tantos riscos. No entanto, é válido ressaltar que ninguém deve ficar mastigando ou mesmo consumindo esses pequenos fragmentos. Entenda.

As sementes da maçã são realmente tóxicas?

Apesar das maçãs conterem amigdalianas, que resultam na produção de cianeto de hidrogênio, elas não têm a capacidade de envenenar. Contudo, isso acontece porque o resíduo que faz mal ao organismo é minimamente ingerido.

É necessário um pouco mais de 50 mg de cianeto para intoxicar alguém, ou seja, cerca de 8 maçãs. Logo, você precisa comer mais de 40 sementes para ter sintomas associados ao envenenamento natural por cianeto.

Atenção! Não ofereça qualquer fruta para o seu cachorro

Se os seres humanos consumirem algumas sementes por acidente, dificilmente vai ter consequências indesejáveis. Por outro lado, se as quantidades acima forem ingeridas, sinais como dor de cabeça e falta de ar devem surgir.

No entanto, cachorros e gatos não conseguem digerir cianetos, que reagem no seu sistema digestório de forma agressiva. Nesse sentido, ao oferecer maçã para o seu pet, lembre-se de descascar cuidadosamente e oferecer as extremidades.

Não deixe de incluir maçãs na sua alimentação

Conforme mencionado, o risco de se envenenar comendo sementes de maçã é mínimo, dado que não é difícil separá-las da polpa. Sendo assim, não esqueça de incluir mais frutas na sua alimentação, principalmente a maçã.

Ao concentrar pouquíssimas calorias e conferir saciedade, é altamente recomendada para dietas com foco na perda de peso. Além disso, tem ferro, fósforo e vitaminas do complexo B, que se associam à pectina. Por sua vez, as pectinas ficam nas cascas e facilitam a quebra de moléculas de gordura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário