scorecardresearch ghost pixel



É amanhã: saiba como e a que horas o eclipse solar será visto do seu estado

De acordo com uma previsão liberada pela Time and Date, quanto mais ao sul do país, menor será a sua chance de ver o eclipse solar.



Um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano irá acontecer no neste sábado, 14. O eclipse solar poderá ser visto com maior clareza no Norte e no Nordeste, onde a lua irá cobrir mais de 70% do sol. Um gráfico divulgado pelo site Time and Date mostrou os locais em que o evento será mais visível e também a trajetória do eclipse solar.

Leia mais: Anel de fogo: saiba onde ver o eclipse solar da sua cidade com segurança

Dessa forma, o fenômeno irá cruzar o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Como o eclipse solar acontecerá basicamente sobre a região Norte e Nordeste, quanto mais ao sul o brasileiro estiver localizado, menor será a sua chance de poder ver tudo a olho nu.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de que a cobertura seja de apenas 17,60% do sol, a partir das 15h41 (horário de Brasília). Além disso, o fenômeno seguirá até as 17h44, chegando em seu ápice por volta das 16h54. Ao contrário do que muitos estão esperando, o céu ficará mais escuro, porém não tanto quanto durante um eclipse solar total.

Tempo nublado influencia no eclipse?

Nos últimos dias, a previsão do tempo divulgada pelo Climatempo afirmava que o sábado seria chuvoso no Rio Grande do Sul e em algumas cidades do estado; no entanto, a previsão mudou, agora conta com a possibilidade apenas de indícios de chuvas e poucas nuvens ao longo do dia e a noite. Assim, mesmo que o seu esteja coberto por nuvens, será possível perceber o momento do fenômeno, visto que ele irá afetar na luminosidade do ambiente.

A mudança acontece devido ao eclipse ser o momento em que a lua se posiciona entre a Terra e o sol. Com isso, é criada uma sombra sobre o planeta, escondendo parte ou todo o disco solar de quem observa o fenômeno da Terra.

O evento deste ano é do tipo anular, que acontece quando a lua passa entre o sol e a Terra ao mesmo tempo em que ela está mais distante do planeta, no ponto de sua órbita conhecido como “apogeu”. Por fim, devido a essa distância, a lua não conseguirá cobrir completamento o sol, fazendo com que ele fique parecendo um anel de fogo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário