scorecardresearch ghost pixel



Eclipse solar do dia 14 de outubro pode causar danos irreversíveis à visão

Acontecimento celeste está marcado para o dia 14 de outubro.



Coloque na sua agenda: no dia 14 de outubro um eclipse solar anular será visível no Brasil – mesmo que parcialmente em algumas regiões. Mas você deve tomar cuidado com este evento celeste, porque ele pode causar danos irreversíveis à sua visão.

Leia mais: Eclipse solar: em que dia deste mês o fenômeno poderá ser visto?

Especialistas explicam que, para este eclipse, você deve utilizar equipamentos de proteção. Ele, em hipótese alguma, deve ser visto a olho nu.

Em entrevista ao jornal GZH, Daniela Osorio Alves, oftalmologista do Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul explicou que o grande risco está nas radiações emitidas pelo Sol. Principalmente os ultravioletas, salientou ela.

“Como parte do Sol estará coberto, o brilho ficará menor, deixando o céu mais escuro, mas as radiações seguirão presentes. A diminuição do brilho, mas não da radiação, faz com que a nossa pupila não se contraia ao olhar para o Sol. Isso pode causar uma queimadura”, disse.

Queimaduras oculares

Na verdade, devemos ter cuidado ao olhar diretamente para o sol todos os dias, não apenas durante o eclipse. Isso porque toda vez que lançamos o olhar para a estrela, corremos o risco de sofrer queimaduras oculares, tanto na superfície quanto na retina.

A única diferença, explica a oftalmologista, é que como o brilho do sol está maior em dias comuns, uma ajudante entra em cena para nos ajudar: a pupila. Ela se contrai para restringir a quantidade de luz que entra.

No caso do eclipse, como a nossa pupila não atuará, podemos causar dano aos olhos se observarmos o fenômeno astronômico sem proteção. Apenas alguns segundos já são suficientes para isso e os sintomas da queimadura já começaram a aparecer horas depois.

Os pacientes, normalmente, queixam-se de irritação nos olhos, vermelhidão, ardência, sensação de “areia” no olho ou ver imagens desfocadas ou com ponto preto.

Segundo a médica, uma queimadura na superfície ocular se resolve em aproximadamente 10 dias. “O paciente costuma usar colírio lubrificante e nada mais”, completou. No entanto, uma queimadura na retina não tem tratamento – pode melhorar ou não com o passar dos meses. “Pode demorar até seis meses para ser resolvido ou ficar para sempre”, pontuou.

O que usar para ver o eclipse solar com segurança?

Se você quer observar o eclipse solar do dia 14 de outubro, deverá usar óculos especiais ou filtros específicos. Nada de usar seus óculos de sol comuns ou chamas de raio-x para isso – muito menos câmeras ou binóculos.

A oftalmologista ouvida pelo jornal GZH orientou que o ideal é procurar por produtos com padrão ISO 12312-2. Como exemplo, ela citou o filtro poliéster aluminizado e o filtro polímero preto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário