scorecardresearch ghost pixel



Ei, motorista, o prazo mudou: pontos importantes na renovação da CNH

Para quem vai renovar a CNH pela primeira vez, é importante conhecer alguns pontos, como o prazo permitido e os documentos requisitados.



Atualmente, quem circula com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida tem grandes chances de passar por alguns problemas. Ao ser flagrado nessas condições pelas autoridades, além de receber uma multa e pontos na carteira, o condutor pode ter o seu veículo retido.

Leia mais: E agora? Alguns condutores são IMPEDIDOS de renovar a CNH; entenda

Assim, para evitar essas situações, os motoristas devem ficar atento aos prazos de validade que, recentemente, ganharam algumas atualizações. Para os motoristas com menos de 50 anos, por exemplo, a renovação precisa ser feita a cada dez anos. Já para quem tem entre 50 e 70 anos, o período é a cada cinco anos.

Aqueles com mais de 70 precisam ficar mais atentos, pois a renovação ocorre com mais frequência: a cada três anos. Além dessas novidades, vale também ficar atento a outros fatores que impactam o procedimento.

Conforme mostram as informações divulgadas, a frequência da renovação também pode ser influenciada por motivos médicos. Os detalhes apontam que o período de validade da CNH pode ser encurtado com base nas análises médicas. Isso acontece quando um condutor lida com condições de saúde que exigem avaliações mais frequentes, a fim de assegurar a sua capacidade de condução. Outro ponto para ficar de olho é na data de renovação.

O direito de dirigir não é perdido na data limite exata. A lei específica que motoristas têm até 30 dias para realizar o processo sem passar pelos problemas mencionados no início desse texto. Desse modo, o procedimento pode ser feito de forma tranquila, desde que o tempo determinado seja respeitado.

Agora, quem deseja antecipar esse processo precisa entender como funciona esse contexto em cada estado, já que não há uma legislação que mostra como proceder nessa situação e, por isso, as regras podem variar. A orientação é consultar o Detran do seu estado para conferir as normas.

No Rio de Janeiro, por exemplo, motoristas podem renovar o documento independentemente da data limite de expiração. Já em São Paulo, eles podem fazer o processo somente próximo à data de vencimento.

Por fim, ao chegar o momento da renovação, é importante ter uma série de documentos em mãos, como o RG, comprovante de residência, exames médicos atualizados e, claro, a CNH vencida ou que está prestes a vencer.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário